A CDTi anuncia nova tecnologia de materiais avançados

Análises comparativas iniciais mostram alto desempenho com PGMs dramaticamente mais baixos

OXNARD, Calif., 2015-05-06 09:39 CEST (GLOBE NEWSWIRE) -- A Clean Diesel Technologies, Inc. (Nasdaq:CDTI) ("CDTi" ou "a Empresa"), líder em tecnologia avançada de controle de emissões, divulgou os resultados de testes preliminares de motores e veículos com sua nova tecnologia de catalisador de oxidação de diesel (DOC) produzido com metal sinergizado do grupo platina (SPGM(TM)). Nesses testes iniciais, o SPGM(TM) DOC da CDTi alcançou um controle de emissão e desempenho de sistema comparável a um produto catalisador do fabricante do equipamento original (OEM), ao mesmo tempo em que reduziu o uso de PGM em mais de 80%. A tecnologia do SPGM DOC representa outro avanço no programa avançado de pesquisa de materiais da CDTi, com o objetivo de reduzir significativamente ou eliminar a necessidade de PGMs caros nos catalisadores de controle de emissão.

Chris Harris, Presidente e CEO da CDTi, declarou: "Além do mercado de veículos comerciais ligeiros, os DOCs para veículos pesados são uma grande oportunidade para nossa tecnologia de materiais avançados. Esses testes iniciais com motores e veículos com nossa tecnologia SPGM DOC são os primeiros de uma série de marcos chave de desenvolvimento. Eles demonstram ainda nossa habilidade de inventar materiais inovadores para criar propostas de valor significativo em uma variedade de mercados a jusante. Nós pretendemos comercializar nossa tecnologia SPGM DOC através de OEMs e reequipar os fornecedores de catalisadores através do nosso modelo de negócio de revestimento em pó, bem como incorporá-lo à nossa linha DuraFit(TM) de peças de reposição a diesel."

O DOC é o principal componente dos sistemas de controle de emissão de diesel em todo o mundo. Os designs atuais são altamente dependentes de altos níveis de platina e paládio para conversão de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC), e para a oxidação de óxido nítrico (NO) para dióxido de oxigênio (NO2) para alimentar o filtro particulado e os sistemas de redução seletiva do catalisador. Os OEMs gastaram quase $1 bilhão em PGMs para catalisadores de veículos pesados a diesel em 2012 de acordo com as informações do relatório "Platinum 2013" da Johnson Matthey PLC. A CDTi estima que a maior parte desse gasto foi com DOCs.

Espera-se que a tecnologia SPGM DOC da CDTi seja a primeira de muitas aplicações planejadas da sua nova funcionalidade com pó. A Empresa registrou patentes que abrangem seu design de SPGM DOC, que estabiliza uma sinergia entre o pó do catalisador proprietário e níveis extremamente baixos de PGM.

"Acreditamos que nossos mais novos materiais proprietários irão permitir que os OEMs, revestidores industriais e outros fabricantes de catalisadores reduzam dramaticamente o uso de PGM, ao mesmo tempo em que cumpre as rigorosas exigências de emissão. Nosso grande e crescente portfólio de patentes de baixo PGM, SPGM e PGM zero (ZPGM(TM)) dá suporte à nossa plataforma de materiais avançados. Nós também esperamos reportar os resultados dos testes iniciais com veículos em catalisadores adicionais da nova geração, incluindo Spinel(TM), no futuro próximo", concluiu Harris.

O SPGM DOC foi testado na pista em um ônibus urbano movido pelo motor 2007 Cummins ISL de 8,9 litros. Ele teve um desempenho equivalente a um OEM DOC com certificado EPA utilizando somente 1,5 grama (4,75 g/ft3) de PGM, comparado ao catalisador do OEM de 11,0 gramas (35 g/ft3). Outro teste comparativo foi realizado em uma unidade externa, que demonstrou que o SPGM DOC teve desempenho equivalente ao DOC em um sistema com certificação Euro VI utilizando 38 g/ft3 (consulte o link para o gráfico abaixo). Além disso, um fornecedor de sistema de controle de emissão avaliou o SPGM DOC da CDTi e demonstrou desempenho de regeneração de filtro a apenas 7% da carga de PGM do seu DOC atual.

Teste comparativo do sistema de certificação Euro VI

Informações técnicas complementares sobre a tecnologia SPGM DOC da CDTi estarão disponíveis no site da empresa, em www.cdti.com/spgmdoc

Sobre a CDTi

A CDTi fabrica e distribui produtos de controle de emissões de veículos, que alavanca sua tecnologia de materiais avançados. A CDTi utiliza sua tecnologia proprietária patenteada Catalisador de fase mista (MPC(R)) e outras tecnologias relacionadas para fornecer soluções sustentáveis de alto valor para reduzir emissões, aumentar a eficiência energética e reduzir a intensidade do carbono de sistemas de motores a combustão on-road e off-road. Refletindo seu foco contínuo na inovação, a CDTi está desenvolvendo e comercializando catalisadores proprietários avançados com metais do grupo de baixa platina, incluindo PGM sinergizado (SPGM(TM)), bem como catalizadores com zero PGM (ZPGM(TM)). A sede da CDTi fica em Oxnard, Califórnia, e opera no Reino Unido, no Canadá, na França, no Japão e na Suécia. Para mais informações, visite o site www.cdti.com

Declarações prospectivas

Certas informações contidas neste comunicado constituem declarações prospectivas, incluindo qualquer declaração que não seja sobre fatos ocorridos no passado. Você pode identificar essas declarações prospectivas pelo uso das palavras "acredita", "espera", "antecipa", "planos", "é possível", "irá", "iria", "pretende", "estima" e outras expressões similares, seja na negativa ou na afirmativa. Declarações prospectivas são baseadas em uma série de expectativas, pressupostos, estimativas e projeções que envolvem incertezas e riscos substanciais. Neste documento, a Empresa inclui declarações prospectivas a respeito de objetivos, oportunidades, propostas de valor, intenções da CDTi de comercializar tecnologia, aplicações planejadas, benefícios antecipados dos materiais em pó e de outros produtos e tecnologias e resultados e desenvolvimentos esperados. Em geral, os resultados reais podem diferir materialmente dos indicados por tais declarações prospectivas como resultado de riscos e incertezas, incluindo, mas não se limitando, a (i) falha da tecnologia SPGM DOC em alcançar resultados antecipados; (ii) que a Empresa possa não ser capaz de (a) diminuir os custos, (b) aumentar as vendas, (c) obter financiamento adequado, (d) manter ou obter clientes e dependência em poucos clientes principais, (e) proteger sua propriedade intelectual, (f) evoluir de maneira bem-sucedida para um fornecedor materiais avançados ou, mesmo se tiver sucesso, aumentar a lucratividade, (g) comercializar novos produtos de maneira bem-sucedida, (h) obter verificação ou aprovações de produtos, (i) atrair ou manter pessoal chave, ou (j) realizar benefícios a partir dos investimentos; (iii) preços de PGM e metais de terras raras; (iv) royalty e outras restrições sobre vendas em alguns países asiáticos; (v) interrupções ou falhas no fornecimento; (vi) fatores regulatórios, de marketing e competitivos; (vii) danos ao ou degradação do meio ambiente; e (viii) outros riscos e incertezas discutidas ou referenciadas nos registros da Empresa junto à Comissão de Valores Mobiliários, incluindo seu mais recente Relatório anual no Formulário 10-K. Além disso, qualquer declaração prospectiva representa as estimativas da Empresa somente a partir da data de tais declarações e não devem contar como representativas das estimativas da Empresa a partir de qualquer data subsequente. A Empresa se isenta especificamente de qualquer obrigação de atualizar as declarações prospectivas. Todas as declarações prospectivas neste comunicado são qualificadas em sua totalidade por esta declaração de advertência.

CONTATO: Becky Herrick ou Cathy Mattison
         LHA (Agência de relações com investidores)
         bherrick@lhai.com
         cmattison@lhai.com