Gemalto possibilita o uso de celulares habilitados com NFC como bilhetes de transporte sem contato em Madri


Barcelona, 2015-03-03 07:00 CET (GLOBE NEWSWIRE) -- Congresso Mundial de Telefonia Móvel -- A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) está fornecendo uma solução completa de tecnologia móvel sem contato para um projeto-piloto que permite o acesso simples e seguro com NFC ao sistema de transporte de Madri. A Gemalto está disponibilizando o Allynis Trusted Service Manager (TSM) e o UpTeq Multitenant SIM com tecnologia MIFARE DESFire, respectivamente, para o CRTM (Consorcio Regional de Transportes de Madrid) e para a Telefonica, maior operadora de redes de telefonia móvel da Espanha. A EMT (Empresa Municipal de Transportes de Madrid) integrou o TSM da Gemalto aos sistemas de backend do CRTM. A Gemalto apresentará a solução no Congresso Mundial de Telefonia Móvel de 2015 (Hall 5, Estande 5A80).

O projeto foi desenvolvido para demonstrar a celeridade e conveniência do novo canal para os usuários finais, e uma série de vantagens comerciais convincentes para os fornecedores do serviço. Os usuários só precisarão baixar o aplicativo de transporte desenvolvido pela Samsung especialmente criado para smartphones Samsung Galaxy. Esta solução permite oferecer serviços que garantem uma praticidade aos usuários, com o envio de tarifas, acesso ao cartão virtual de transporte para verificar o saldo restante etc. O aplicativo da Samsung permite registrar pagamentos com segurança e comprar bilhetes digitais com comodidade. O TSM é usado para carregar o aplicativo no SIM com os bilhetes que os usuários compram. 

O CRTM conta com um canal de vendas de bilhetes altamente eficaz, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, que os clientes podem acessar diretamente a partir de seus dispositivos móveis. As esperas e aglomerações nas catracas ocasionadas pelo atabalhoamento dos passageiros na hora de procurar o cartão certo na carteira ou na bolsa são reduzidas, já que um simples toque do celular nos leitores sem contato existentes na rede transporte de Madri.

Com base no êxito de nosso atual sistema de bilhetes sem contato, estamos empenhados em melhorar ainda mais a experiência de viagem dos clientes”, declara o CRTM. “A iniciativa representa a estreia da tecnologia MIFARE DESFire, usada em combinação com o TSM, para implementar o uso de bilhetes de transporte sem contato por meio de celulares no transporte público.”

A EMT sempre procura utilizar tecnologia de ponta, portanto, desenvolvemos um Servidor de Comandos Desfire na nuvem, compatível com o Bilhete de Transporte Público de Madri e o NFC,” disse Enrique Diego Bernardo, CIO da EMT.

A Espanha já é considerada uma criadora de tendências na Europa devido à adoção pioneira e entusiasta de serviços sem contato, portanto, a passagem às soluções móveis representa a etapa lógica seguinte,” acrescenta Philippe Cambriel, Presidente da Gemalto na Europa, Mediterrâneo e CEI. “Com a atual penetração de smartphones de 83%, a CRTM está em uma posição ideal para realizar uma combinação atraente entre padrões de serviço mais elevados e uma maior eficiência operacional. E, ao escolher a garantia de uma abordagem com base na tecnologia NFC SIM para sua estratégia de transporte móvel, Madri segue os passos de outras cidades maiores, como Hong Kong e Xangai.”

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital com faturamento anual de €2,4 bilhões em 2013 e mais de 12 mil funcionários atuando em 85 escritórios e 25 centros de pesquisa e desenvolvimento de software localizados em 44 países.

Estamos no centro de uma sociedade digital em rápida evolução. Bilhões de pessoas em todo o mundo querem cada vez mais liberdade para se comunicar, viajar, fazer compras, operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer hora, em qualquer lugar - de uma maneira agradável e segura. A Gemalto supre essas crescentes necessidades por serviços móveis pessoais, segurança em pagamentos, serviços de acesso autenticado em nuvem, proteção da identidade e privacidade, eficiência em saúde eletrônica e governo eletrônico, emissão de bilhetes de modo conveniente e aplicativos confiáveis de máquina-a-máquina (M2M). A Gemalto desenvolve software integrado e produtos seguros que criamos e personalizamos. Nossos serviços e plataformas gerenciam estas soluções seguras, os dados confidenciais que eles contêm e os serviços confiáveis do usuário final.

Nossas inovações permitem aos nossos clientes oferecer serviços digitais de confiança e convenientes a bilhões de pessoas. A empresa ganha força com o número crescente de pessoas utilizando suas soluções para interagir com o mundo digital e sem fio.

Para obter outras informações, acesse www.gemalto.com.br, www.justaskgemalto.com, blog.gemalto.com, ou siga-nos @gemalto no Twitter.

O conteúdo deste comunicado de imprensa é uma tradução e não deverá, em qualquer circunstância, ser considerado oficial. A versão original do comunicado de imprensa em inglês é a única versão confiável e deverá prevalecer no caso de haver discrepâncias com a tradução.

Assessoria de Imprensa da Gemalto:
     
Nicole Williams Vanessa Viala Vivian Liang
América do Norte Europa e CEI (Grande China)
+1 512 758 8921 +49 89 210 299 129 +86 1059373046
nicole.williams@gemalto.com vanessa.viala@gemalto.com vivian.liang@gemalto.com
     
Ernesto Haikewitsch Kristel Teyras Pierre Lelievre
América Latina Oriente Médio e África Pacífico Asiático
+55 11 5105 9220 +33 1 55 01 57 89 +65 6317 3802
ernesto.haikewitsch@gemalto.com kristel.teyras@gemalto.com pierre.lelievre@gemalto.com