Isola apresenta materiais de perda ultrabaixa para aplicações de 100 Gigabit Ethernet

Os laminados e prepegs Tachyon(R)-100G são criados para reduzir a perda de inserção em placas de linha e placas-mãe digitais de alta velocidade

CHANDLER, Arizona, 2014-06-27 01:09 CEST (GLOBE NEWSWIRE) -- A Isola Group S.a.r.l., líder de mercado em materiais laminados revestidos de cobre e prepegs dielétricos usados para fabricar placas de circuito impresso (PCBs) de múltiplas camadas, anunciou hoje a introdução dos laminados e prepegs Tachyon-100G. Eles possibilitam as placas de linha necessárias para transmitir 100 Gigabit Ethernet (100GbE) em taxas de dados com mais de 25 Gb/s por canal. O Tachyon-100G tem propriedades elétricas idênticas ao do seu antecessor, o Tachyon(R); no entanto, o coeficiente de expansão térmica (CTE) no eixo Z do Tachyon-100G é mais de 30% inferior ao do Tachyon. Por isso, é adequado para a fabricação de placas de linha de passo de 0,8 mm e contagem de camada alta, com camadas internas de cobre que pesam 2 oz.

A crescente demanda por aplicativos ricos em recursos e acesso mais rápido a sistemas de computação, HDTV, videoconferências, vídeo sob demanda e fotografia digital gerou a necessidade de soluções corporativas de 100GbE em centros de processamento de dados e redes de operadoras no mundo todo. A Isola iniciou a fase alfa de testes do Tachyon-100G usando veículos de teste (TVs) de integridade de sinal (SI) e de confiabilidade térmica específicos de OEM.

Por exemplo, no TV de SI IBM SPP, fabricado pela Gold Circuits Electronics (GCE), as medições da perda de inserção produziram 0,621 dB/pol. (0,245 dB/cm) e dB 0,464/pol. (0,183 dB/cm) a 12 GHz nas striplines S3 (alto teor de resina) e S6 (baixo teor de resina). Os resultados para a S3 e a S6 foram 37% e 43% melhores, respectivamente, do que o Megtron 6 da Panasonic com cobre HVLP. O fator de dissipação (Df) eficaz de 0,0045 nas duas estruturas de stripline foi o melhor no veículo de teste de SI do SPP; os resultados para a S3 e a S6 foram 72% e 92% melhores, respectivamente, do que o Megtron 6. O Tachyon-100G também teve um desempenho confiável em TVs desenvolvidos para definir as capacidades mínimas de passo para a montagem de PCBs sem chumbo. Por exemplo, passou 6X no estresse térmico (TS) a 288°C e 6X no refluxo a 260°C em uma placa de 24 camadas com quatro camadas internas de 2 oz., BGAs com passo de 0,8 mm e vias térmicas com passo de 0,5 mm.

Michael Griffin, Diretor de Tecnologia da Gold Circuit Electronics (GCE), declarou: “O Tachyon-100G nos fornecerá exatamente o que precisamos nesse espaço, pois a maioria dos OEMs deseja uma melhoria de 25 a 30% em relação ao MEG 6, um material que pode já não ser capaz de cumprir os futuros requisitos digitais de alta velocidade. O Tachyon-100G também tem vantagens de processamento que nos proporcionarão uma maior liberdade para usá-lo de modo eficiente em nosso processo de produção de PCBs”.

A Isola também está anunciando a conclusão bem-sucedida da fase de testes beta do Tachyon, que foi desenvolvido para placas-mãe digitais de alta velocidade cujas taxas de dados são superiores a 25 Gb/s. Vários TVs de SI e térmicos padrão foram construídos com sucesso com o Tachyon.

Destaques dos testes de campo do Tachyon:

1. O Tachyon foi usado com sucesso para desenvolver várias placas-mãe homogêneas e híbridas com contagem de camada alta.

a. 36 camadas, 24” x 36”, aprovado 6X em TS a 288°C e 6X com refluxo a 260°C

b. placa-mãe laminada sequencial de 36 camadas, 18 + 18

c. placa-mãe de 28 camadas, 16” x 18” x 0,300”

d. placa-mãe híbrida de 34 camadas, 24” x 21” x 0,280”, com quatro núcleos de cobre de 4/4 oz. de 370 HR

e. placa-mãe de 36 camadas, 24” x 28” x 0,247” com quatro núcleos de cobre de 3/3 oz.

2. O Tachyon foi bem-sucedido em diversos TVs de integridade de sinal:

a. TV de 16 camadas em alta velocidade: O Tachyon teve uma perda de inserção de 0,849 dB/pol. a 16 GHz em uma linha de 0,004” de largura e 8” de comprimento. É uma perda 35% melhor do que o Megtron-6 da Panasonic com cobre HVLP no mesmo TV.

b. TV de SI com serpentina interna do OEM de armazenamento - o Tachyon teve uma perda de inserção de 0,621 dB/pol. a 12,5 GHz em uma linha de 20”. Foi 26% melhor do que o Megtron-6 da Panasonic com cobre HVLP no mesmo TV.

c. OEM de infraestrutura - o Tachyon teve uma perda de inserção de 0,605 dB/pol. a 12,5 GHz em uma linha de 0,005” de largura e 20” de comprimento.

d. SET2DIL - o Tachyon teve uma perda de inserção de 0,27dB/pol. a 4 GHz em uma linha de 0,0065” de largura.

Os laminados e prepegs Tachyon e Tachyon-100G exibem propriedades elétricas excepcionais (Dk de 3,0 que é estável entre -55°C e +125°C até 40 GHz e Df ultrabaixo de 0,002), tornando-os adequados para designs de próxima geração que precisam que placas-mãe e filha sejam executadas com taxas de dados mais rápidas. Os materiais Tachyon e Tachyon-100G usam vidro propagado e cobre VLP-2 com perfil reduzido (cobre de perfil muito baixo com folha de cobre com rugosidade superficial de 2 um Rz) para mitigar a inclinação diferencial induzida da PCB e reduzir a distorção e a interferência intersimbólica (ISI).

Os materiais Tachyon e Tachyon-100G estão disponíveis em formatos otimizados de laminado e prepeg, em espessuras típicas e tamanhos de painel padrão, para fornecer soluções completas de materiais para designs digitais de alta velocidade. O Tachyon e o Tachyon-100G fazem parte da mesma família UL que o material de perda ultrabaixa I-Tera(R) MT da Isola e têm os mesmos parâmetros de produção de PCBs. O ciclo de cura de 70 minutos a 200°C para Tachyon e Tachyon-100G permite que sejam usados como núcleo ou prepeg em construções híbridas de FR-4.

Tarun Amla, Vice-presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da Isola, declarou: “O setor precisava de um produto com propriedades elétricas do tipo PTFE e processamento do tipo FR-4 há algum tempo. O Tachyon-100G exigia o desenvolvimento de uma matriz termoendurecível que apresentasse desempenho dielétrico compatível com PTFE, desempenho térmico superior à maioria dos sistemas de resina de alta confiabilidade e processamento semelhante ao dos produtos padrão tipo FR-4. O ciclo de laminação do Tachyon-100G oferece um aumento de 50% na produtividade da prensa. Como o Tachyon-100G não precisa de plasma, é possível obter grandes melhorias no volume e no tempo de ciclo para reduzir significativamente o custo total de propriedade”.

Fred Hickman, Diretor Sênior de Produtos Digitais de Alta Velocidade da Isola, acrescentou: “Temos certeza de que o Tachyon-100G será a melhor solução geral de material para alcançar taxas de dados de 100GbE”.

Se você deseja participar da fase alfa de amostras do Tachyon-100G, envie um e-mail para tachyon@isola-group.com. Para saber mais sobre o produto, acesse http://www.isola-group.com/products/tachyon-100g/.

Sobre a Isola

A Isola Group S.a.r.l., com sede em Chandler, Arizona, EUA, é uma empresa de ciências de materiais global com enfoque no projeto, desenvolvimento, produção e comercialização de laminados revestidos de cobre e prepegs dielétricos usados na fabricação de placas impressas de circuito avançadas com múltiplas camadas. Os materiais de alto desempenho da empresa são usados em aplicações eletrônicas sofisticadas nos segmentos de infraestrutura de comunicações, computação/redes, militar, médico, aeroespacial e automotivo. Para mais informações, acesse nosso site em http://www.isola-group.com/.

CONTATO: Contato Editorial:
         Tiffany C. Zinn