Ministério da Defesa iraquiano adquire o Husky 2G da Critical Solutions International para o seu sistema interrogatório e de detecção de artefatos explosivos improvisados

UNITED STATES


CHARLESTON, S.C., 2015-02-20 18:30 CET (GLOBE NEWSWIRE) -- A Critical Solutions International (CSI) anunciou hoje que o Ministério da Defesa iraquiano adquiriu o Husky 2G para ser usado na remoção de minas e artefatos explosivos improvisados (IED, na sigla em inglês). Esta aquisição representa um reforço essencial à missão de liberação de rota do Iraque, e à sua capacidade de manter a liberdade de manobra e opor-se ao ISIS e a outras forças dentro do Iraque.

Recursos aprimorados que salvam vidas.

Conhecido mundialmente por sua capacidade de sobrevivência e recursos, o Husky 2G é equipado com o braço explorador articulado FASCAN usado para verificar potenciais minas e artefatos explosivos improvisados. A nova versão do Husky 2G foi construída com potência adicional e capacidade para aceitar a integração futura de sensores adicionais e melhorias, tais como o Radar de Penetração de Solo NIITEK.

Este contrato foi adjudicado ao CSI e sua parceira, a DCD Protected Mobility, divisão do DCD Group (Pty) Ltd, e a fabricante de materiais originais do Husky. Na última década, a família de veículos Husky salvou inúmeras vidas em todo o mundo. Além do braço explorador articulado da FASCAN International, o Husky 2G também é equipado com o sistema de câmera TORC Robotics 360 Situational Awareness e QinetiQ North Americas QNET, que proporciona ao veículo proteção contra lança-granadas sem grande peso adicional. Este programa é avaliado em mais de US$ 73,5 milhões e vai apoiar o exército iraquiano na proteção dos soldados e civis no Iraque e nas regiões limítrofes.

Dois operadores. Missões mais longas. Sensores sofisticados.

Atendendo à necessidade de maior duração da missão e capacidade de detecção aprimorada, a versão para dois operadores do Husky 2G foi originalmente desenvolvida e distribuída para o exército dos EUA.  A adição de um segundo operador permite que o condutor do Husky se concentre no controle do veículo e na consciência situacional, enquanto o segundo operador monitora e analisa os sistemas avançados de sensores e o ambiente operacional. Em 2010, o exército dos EUA premiou este projeto de veículo de salvamento com o Innovation of the Year Award (Prêmio de Inovação do Ano).

"O governo iraquiano determinou que o Husky 2G é essencial para eliminar as ameaças de minas e artefatos explosivos improvisados e representa um investimento significativo para salvar vidas e reforçar a capacidade das forças armadas iraquianas", disse Patrick Callahan, CEO da CSI. "Nos sentimos honrados em firmar esse contrato e estamos ansiosos para trabalhar com o Ministério da Defesa do Iraque para apoiar plenamente este programa e eventuais necessidades futuras".

A CSI é a fornecedora líder mundial e fornecedora do serviço de apoio para veículos protegidos contra a explosão e com capacidade de detecção de minas, artefatos explosivos improvisados artefatos não detonados. Um fornecedor essencial da comunidade americana para remoção e desativação humanitária de minas, os produtos da CSI são líderes na detecção e identificação seguras de ameaças ocultas. Para obter mais informações, acesse www.c-s-i.com.

         CONTATO: David Costello, 617.875.2492; david.costello@c-s-i.com