Em 2025, todas as embalagens do McDonald’s virão de fontes renováveis, recicladas ou certificadas; a meta é que a reciclagem seja disponibilizada em todos os restaurantes


OAK BROOK, Illinois, Jan. 16, 2018 (GLOBE NEWSWIRE) -- Hoje, o McDonald’s (NYSE:MCD) anuncia as metas para melhorar suas embalagens e ajudar significativamente a reduzir resíduos para causar impactos positivos nas comunidades que a empresa atende em todo o mundo.

Em 2025, 100 por cento das embalagens do McDonald’s virão de fontes renováveis, recicladas ou certificadas, com preferência para a certificação do Conselho de Manejo Florestal. Também para 2025, a empresa estabeleceu uma meta de reciclar as embalagens de 100 por cento dos restaurantes McDonald’s. O McDonald’s entende que a infraestrutura, as regulamentações e o comportamento dos consumidores de reciclagem variam de cidade para cidade e de país para país em todo o mundo, mas planeja fazer parte da solução e ajudar a influenciar uma mudança poderosa.

Essa meta amplia a meta existente do McDonald’s de que, em 2020, 100% das embalagens com base em fibra viriam de fontes recicladas ou certificadas, em que não ocorre desmatamento.

“Como maior empresa de restaurantes do mundo, temos a responsabilidade de usar nosso tamanho para realizar mudanças duradouras que terão impacto em todo o globo”, disse Francesca DeBiase, Diretora da Cadeia de Fornecimento e Sustentabilidade do McDonald’s. “Nossos clientes nos contaram que o resíduo gerado pelas embalagens é o principal problema ambiental que eles gostariam que abordássemos. Nossa ambição é realizar as mudanças que nossos consumidores desejam e usar menos embalagens, de fontes responsáveis e projetadas para serem tratadas após o uso, trabalhando nos restaurantes e fora deles para ampliar a reciclagem e ajudar a criar comunidades mais limpas.”

Para atingir essas metas, o McDonald’s irá trabalhar com especialistas dos principais setores, governos locais e associações ambientais para melhorar as práticas de empacotamento e reciclagem. Juntos, poderão trabalhar para estimular projetos de empacotamento mais inteligentes, implementar novos programas de reciclagem, estabelecer novos programas de medição e educar equipes e clientes dos restaurantes.

Como Tom Murray, Vice-Presidente da EDF+Business, observou, no Fundo de Defesa Ambiental, “cerca de três décadas atrás, o McDonald’s e a EDF se uniram para tratar dos resíduos sólidos e acelerar a inovação das embalagens. Ao longo desse caminho, inauguramos um novo modelo de parceria para empresas e organizações sem fins lucrativos. Hoje, o McDonald’s continua a elevar o nível da sustentabilidade ao estabelecer metas ambiciosas e colaborar com parceiros em toda a cadeia de valores para causar o máximo impacto.”

“A preferência global do McDonald’s por materiais certificados pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC, em inglês) demonstra seu comprometimento de longo alcance para oferecer embalagens que beneficiem pessoas e florestas em todo o mundo”, disse Kim Carstensen, Diretor Geral do Conselho de Manejo Florestal. “A parceria entre o McDonald’s e o FSC – a certificação mais confiável do mundo para florestas e produtos florestais – também cria uma oportunidade especificamente poderosa para que o McDonald’s envolva os clientes na discussão sobre maneiras de proteger as florestas”, acrescentou ele.

Sheila Bonini, Vice-Presidente Sênior para Envolvimento do Setor Privado do Fundo Mundial para a Vida Selvagem, acrescenta: “um gerenciamento de resíduos mais inteligente começa com aquisição melhorada, maior colaboração da cadeia de valores e melhor comunicação com os clientes. O anúncio de hoje demonstra uma forte liderança do McDonald’s no desenvolvimento de soluções de empacotamento e reciclagem a uma escala que pode aumentar a vida dos nossos recursos naturais e impulsionar sua indústria rumo a práticas mais sustentáveis.”

O McDonald’s começou a se concentrar em embalagens sustentáveis cerca de 25 anos atrás, com o estabelecimento da revolucionária parceria com a EDF. A iniciativa eliminou mais de 135 milhões de quilos de embalagens, reciclou 1 milhão de toneladas de caixas onduladas e reduziu os resíduos em 30 por cento na década seguinte à parceria. Em 2014, a empresa uniu-se ao programa Rede Global de Comércio e Florestas da WWF e definiu seus alvos de fornecimento de fibra, incluindo a preferência pelo FSC para embalagens fabricadas com fibra de madeira.

Atualmente, 50 por cento das embalagens de clientes do McDonald’s são provenientes de fontes renováveis, recicladas ou certificadas, e 64 por cento das embalagens baseadas em fibras vêm de fontes certificadas ou recicladas. Além disso, estima-se que 10 por cento dos restaurantes McDonald’s em todo o mundo estão reciclando as embalagens dos clientes.

“Estamos ansiosos por fazer mais e continuar a elevar o nível sobre o que significa ser uma empresa responsável, comprometida com as pessoas e o planeta”, disse DeBiase.

Sobre o McDonald’s
O McDonald’s é o maior varejista alimentício do mundo, com mais de 37.000 restaurantes em mais de 100 países. Mais de 90 por cento dos restaurantes McDonald’s em todo o mundo são de propriedade e operados por comerciantes independentes locais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Lauren Altmin, 847-542-2700
lauren.altmin@us.mcd.com