SAO PAULO, BRASIL--(Marketwire - Oct 13, 2011) - A Cisco anunciou mundialmente nesta semana a próxima fase do Virtualization Experience Infrastructure (VXI), com uma série de ofertas e inovações que podem proporcionar novas experiências de virtualização de desktop. Utilizando sua experiência em comunicação unificada, a Cisco lança dispositivos, que permitem alta qualidade de voz e vídeo em ambientes de desktop virtual - um desenvolvimento que pode ajudar a redefinir a colaboração na área de trabalho virtual. Além disso, a Cisco anuncia outros avanços significativos, incluindo:
- Um amplo acordo de aliança estratégica com a Citrix. Como primeiro resultado desta colaboração, o Cisco Wide Area Application Services (WAAS) será otimizado para o Citrix XenDesktop, ajudando clientes a reduzir o uso da banda larga na implementação virtual de desktops em redes amplas (WAN) - permitindo uma melhor escalabilidade e experiências de colaboração do usuário.
- Inovações e programas em segurança, infraestrutura de data center e serviços de ponta a ponta que podem ajudar a TI das empresas a escalar soluções com mais rapidez e confiança.
O anúncio chega num momento em que a virtualização de desktops encontra-se em ascensão nas empresas. O mercado mundial de desktops virtuais hospedados (hosted virtual desktop - HVD) deverá atingir 70 milhões de unidades, ou 15% dos desktops e laptops empresariais até 2014. Para acelerar ainda mais este rápido crescimento do mercado, os clientes precisam garantir que os usuários possam usufruir de uma experiência de alta definição de voz e vídeo e uma abordagem de sistemas integrados que reduza os custos e a complexidade de implementação.
A Cisco está abordando isso diretamente com o VXI. Trata-se de uma solução aberta, validada para área de trabalho virtual, que integra produtos e tecnologias em todas as arquiteturas de rede da Cisco, desde Colaboração, passando por Borderless Networks (Rede sem Fronteiras) até o Data Center; e também parceiros - para ajudar a fornecer uma infraestrutura flexível, altamente segura, com experiências excepcionais para o usuário e valor de negócio sem igual.
PRINCIPAIS DESTAQUES
Melhor experiência para o usuário final
- Cisco VXC 6215
- Construção do portfolio de dispositivos habilitados com VXI, que inclui a série Cisco VXC 2000 e o tablet Cisco Cius™, o VXC 6215 é um thin client, com atualização de firmware opcional, que oferece capacidade de processamento exclusiva de voz e vídeo, que ajuda a fornecer experiência incomparável do usuário final.
- Em muitos casos, os clientes tentam repetidamente rotear chamadas de voz e vídeo através do data center, o que pode consumir grande volume da banda larga, criar problemas significativos de latência e levar a experiências ruins ao usuário final.
- A Cisco, ao contrário de outros fornecedores, permite que as ligações de um ponto a outro sejam feitas diretamente entre dois dispositivos num ambiente de desktop virtual, resolvendo assim muitos destes problemas. Os usuários podem ver e ouvir uns aos outros com extrema clareza, o pode contribuir para que os funcionários se vejam com mais frequência e aumentar produtividade.
- A plataforma Linux suporta serviços de voz e vídeo VDI em conjunto com o Citrix XenDesktop e o VMware View. A Cisco espera ter o VXC 6215 disponível mundialmente entre o quarto trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012.
- Cisco VXC 4000
- A Cisco está lançando um dispositivo de software, o Cisco VXC 4000.
- O VXC 4000 ajuda a converter um PC tradicional num cliente de desktop virtual capaz de comportar diversas mídias. Consequentemente, além da capacidade de acessar aplicações e dados corporativos virtualmente, o VXC 4000 oferece excelente acesso às capacidades de colaboração em tempo real, usando processador de mídia local no PC.
- Este dispositivo de software também permite que a equipe de tecnologia da informação maximize os investimentos existentes em PC.
- O dispositivo funciona em conjunto com o Citrix XenDesktop e VMware View em desktops Windows XP ou Windows 7. Uma versão com dispositivo de voz deve estar disponível mundialmente no quarto trimestre de 2011.
- Cisco WAAS otimizado para o Citrix XenDesktop
- Hoje, quando desktops virtuais são acessados de locais remotos ou por meio de dispositivos móveis, os usuários esperam uma experiência de alta definição com multimídia, colaboração e desempenho de voz e vídeo de alta qualidade. Além disso, os administradores de TI querem oferecer esses desktops virtuais e aplicativos para filiais e usuários móveis com a menor utilização possível de banda larga.
- Como parte do acordo de aliança estratégica divulgado hoje, a Cisco vai
oferecer WAAS otimizado para o Citrix XenDesktop e tecnologia HDX para
aumentar ainda mais o desempenho de aplicativos e desktops virtuais através
da WAN. Benefícios específicos incluem:
- Entrega de desktops virtuais e aplicativos até 70% mais rápidos para dispositivos remotos: O Cisco WAAS permite que os clientes otimizem sua WAN para aumentar o desempenho do Citrix XenDesktop quando acessado de dispositivos remotos, incluindo PCs, Macs, notebooks, thin clients, smartphones e tablets.
- Capacidade para o dobro de usuários de desktop virtual, além de otimizar o uso de WAN: Ao otimizar a rede para XenDesktop, será possível duplicar o número de usuários remotos de desktops virtuais, reduzindo o uso da banda larga por usuário em até 60%, ajudando na redução de custos de rede.
- Aceleração das implantações de virtualização de desktops através de uma gestão simplificada: O Cisco WAAS será testado, validado, suportado e verificado como uma solução Citrix Ready™ quando disponível, fornecendo interoperabilidade automatizada com tecnologia Citrix HDX, incluindo o protocolo de arquitetura de computação independente, o Independent Computing Architecture (ICA ). O Cisco WAAS também será validado para funcionar perfeitamente com criptografia, compressão e recursos de gerenciamento de rede Citrix XenDesktop.
- Esta solução Cisco WAAS otimizada para o Citrix XenDesktop deverá estar disponível mundialmente no quarto trimestre de 2011.
Simplificação de TI
- Aplicação de Segurança
- O fenômeno "leve seu próprio dispositivo para trabalhar" está aumentando o número de dispositivos por usuário na rede, e isso pode aumentar os riscos de segurança. Profissionais de TI enfrentam o desafio da segurança de escala para esses dispositivos em ambientes virtuais.
- Com desktops físicos, a Cisco Identity Services Engine (ISE) sabe que tipo de dispositivos estão acessando a rede, quais informações estes dispositivos podem obter e onde - e se, por exemplo, eles estão dentro de um firewall da empresa ou em uma área pública. A Cisco está aproveitando o ISE para suportar ambientes virtualizados.
- Ao estender o serviço de ISE para desktops virtuais, funcionários poderão usar os dispositivos que atendem às suas necessidades individuais, enquanto a equipe de TI consegue reduzir os riscos associados ao acesso de dados em desktops virtuais. Este serviço já está disponível globalmente.
- Infraestrutura de Data Center
- Outro desafio importante para os gerentes de TI é suportar uma infraestrutura de data center que possa hospedar um número cada vez maior de desktops virtuais com simplicidade, escalabilidade, segurança e um baixo custo total de propriedade.
- Por meio das inovações recentemente anunciadas para a plataforma Cisco Unified Computing System™ (Cisco UCS™), a Cisco continua a melhorar a escalabilidade e desempenho do desktop virtual. Esses aprimoramentos incluem duplicar a capacidade da estrutura, quadruplicar a capacidade da banda larga para o servidor, reduzir a latência em 40% e ampliar a capacidade do número de desktops virtuais num único domínio de gestão UCS em mais de 500%.
- No ano passado, centenas de clientes aderiram às implementações de XenDesktop Citrix e VMware View™ com base no portfólio de soluções da Cisco Data Center.
Implantação com confiança
- Cisco Validated Designs (DCVs)
- Para atender a demanda dos gerentes de TI por soluções para área de trabalho virtual e acelerar aplicações em larga escala, a Cisco oferece o Cisco Validated Designs. Os CVDs fornecem um modelo de como projetar soluções para área de trabalho de ponta a ponta e já foram testados para trabalhar com soluções de fornecedores.
- Os CVDs são compatíveis com Citrix XenDesktop 5.5, VMware View 5 e vários associados. Os CVDs Cisco devem estar disponíveis mundialmente no quarto trimestre de 2011.
- Serviços de Ponta a Ponta
- A Cisco e seus parceiros oferecem serviços projetados para que não se tenha o trabalho de lidar com vários fornecedores caso haja um problema, e oferecer suporte pós-instalação que otimize o desempenho do aplicativo para os usuários através de virtualização de desktops.
- A Cisco Allied Services para VXI oferece aos clientes um contrato de serviço onde a Cisco atua como um ponto único de contato para suporte técnico para todo o pacote de soluções VXI, incluindo a própria Cisco e produtos de fornecedores terceirizados. O serviço fornece acesso a especialistas de todas as áreas da Cisco, treinados para solucionar problemas relacionados aos produtos terceirizados que fazem parte da Cisco VDI e VXI Validated Designs. Este serviço está programado para estar mundialmente disponível no quarto trimestre de 2011.
- A otimização da Cisco para o serviço VXI ajuda seus clientes a maximizar o desempenho de aplicativos processados na infraestrutura VXI. Este serviço já está mundialmente disponível.
CITAÇÕES DE APOIO
Jake Hughes, chief architect para infraestrutura, Hospital Infantil de
Seattle
"Pelas mesmas razões que a Cisco Unified Computing System é a opção
certa para virtualização de desktops, também é a opção certa para nossa
virtualização de servidores, nossa infraestrutura de segurança e eficiência
de gestão".
Sumit Dhawan, vice-presidente e general manager, Receiver and Gateways
group da Citrix
"As empresas estão adotando rapidamente a virtualização de desktops
para uso convencional a fim de permitir uma força de trabalho móvel, e elas
estão buscando parceiros estratégicos, como a Citrix e a Cisco, para o
fornecimento de soluções integradas de ponta a ponta. Nosso acordo de uma
aliança estratégica para os próximos cinco anos permitirá que as duas
empresas possibilitem que seus clientes escalem suas implantações de
desktops virtuais com maior confiança e segurança garantindo,
simultaneamente, uma experiência de alta qualidade de voz e vídeo em
desktops para seus usuários".
Christopher Young, vice-presidente e gerente geral, End-User Computing,
VMware
"A VMware tem o prazer de continuar a nossa parceria com a Cisco para o
VXI ajudando nossos clientes mútuos a vencer seus desafios em desktop e
oferecendo uma nova forma de trabalho na era pós-PC. Ao reunir os pontos
fortes do VXI com o VMware View™, as empresas podem oferecer uma solução
altamente segura, escalável e móvel, que atende o maior número de casos de
uso - desde um punhado de desktops virtuais até implementações em grande
escala para as empresas".
Manny Rivelo, vice-presidente sênior de Operações de Engenharia e
Sistemas, Cisco
"Com as inovações que estamos anunciando, a Cisco está acelerando a
trajetória de nossos clientes para a virtualização de desktops e área de
trabalho virtual de última geração. Oferecemos aos clientes uma maneira
fácil de escala de soluções altamente seguras, otimização da banda larga e
oportunidade de mais usuários desfrutarem de boas experiências virtuais com
o serviço de vídeo e voz. A computação de desktop está mudando, e a Cisco,
junto com seus parceiros, continua à frente."
Recursos adicionais:
- Para mais informações sobre a Cisco VXI, visite www.cisco.com/go/VXI
- Para notícias de colaboração da Cisco, visite o ColaborationBlog
Sobre a Cisco Systems
A Cisco (
Informação de contacto:
Informações para imprensa
Assessoria de Imprensa Cisco
In Press Porter Novelli
Adriana Bueno
adriana.bueno@inpresspni.com.br
(11) 5502-3144 / 9619-8131
Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601
Renan Cavalcante
renan.cavalcante@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786