Source: Comunique-se Comunicacao Corporativa Ltda

MPX Assina Duas Opções de Compra de Direitos Minerários na Colômbia

RIO DE JANEIRO, BRAZIL--(Marketwire - March 27, 2008) - A MPX Energia S.A ("MPX" ou "Companhia") em consonância com seu plano de negócios, assinou duas opções de compra de direitos minerários na Colômbia (as "Opções"), país reconhecido por suas abundantes reservas de carvão para fins energéticos e com um dos menores custos operacionais do mundo. O valor total a ser pago pelo exercício das Opções é de US$ 18 milhões, a ser desembolsado ao longo dos próximos 3 anos.

As Opções compreendem duas reconhecidas localidades produtoras de carvão térmico, Cesár e La Guajira, perfazendo uma área total de cerca de 58,5 mil hectares, adjacentes às principais minas de carvão em operação nas regiões, e com potencial estimado de recursos geológicos superior a 150 milhões de toneladas. O carvão oriundo destas regiões produtoras é reconhecido por sua excelente qualidade, com poder calorífico geralmente superior a 6.000 kcal/kg e com baixos teores de cinzas e enxofre.

Confirmando-se a existência de carvão nas quantidades e especificações estimadas, estas áreas, juntamente com a Mina de Seival, deverão ser suficientes para suprir as necessidades de matéria-prima da primeira fase das unidades da MPX dedicadas ao fornecimento de energia para o mercado livre.

Os direitos minerários da região de La Guajira estendem-se por 49.887 hectares e são adjacentes à Mina Cerrejón, de propriedade do consórcio formado por BHP, Anglo American e Xstrata, que produz atualmente cerca de 28 milhões de toneladas anuais de carvão. Os direitos minerários da região de Cesár envolvem uma área de 8.607 hectares adjacentes à Mina Pribbenow, operada pela Drummond, cuja produção atual de carvão é de aproximadamente 24 milhões de toneladas/ano.

Em ambos os casos já existem alternativas logísticas identificadas para a movimentação do carvão até portos colombianos, com potencial de otimização em função de projetos existentes para melhoria da infra-estrutura portuária e ferroviária nas regiões envolvidas. Os fretes marítimos da Colômbia para os projetos da MPX são extremamente competitivos, com custos médios em linha com os planos da Companhia.

Dentre os próximos passos destacam-se a realização de um programa intensivo de sondagem, preparação dos planos de lavra e de licenciamento ambiental e detalhamento da logística necessária, possibilitando, dessa forma, o início da extração do carvão em tempo hábil para suprir os seus projetos de geração, mediante confirmação das expectativas da Companhia.

A MPX acredita que poderá, ainda, ampliar o fornecimento de carvão para suas unidades dedicadas ao mercado regulado e aproveitar oportunidades de comercialização do carvão no mercado internacional, maximizando sua rentabilidade por meio de uma operação integrada entre as suas três unidades de negócios: o suprimento de matéria-prima, as unidades de geração e a comercialização de energia.

A MPX convida os seus acionistas, investidores e analistas a participarem da teleconferência para a discussão do assunto em questão:

                          Teleconferência
                              Inglês
                         27 de março de 2008
                          12h00 (Brasília)
                           11h00 (US-EDT)
                 Telefone de Conexão: +1 (973) 935-8893
                          Código: 41208549
                     Replay: +1 (706) 645-9291
                          Código: 41208549

Obs: a teleconferência estará disponível apenas em inglês.
Os participantes devem se conectar 10 minutos antes da teleconferência.

Mais informações podem ser obtidas com Andrea Pereira, Gerente de Relações com Investidores, pelo telefone (55 21) 2555 5279

Informação de contacto: Andrea Pereira Gerente de Relações com Investidores (55 21) 2555 5279