Cisco lança solução de telemedicina HealthPresence, fornecendo maior acesso a serviços médicos de qualidade em todo o mundo

Tecnologia avançada de colaboração em vídeo oferece para os pacientes experiência remota altamente segura e comparável a uma visita pessoal ao médico


ATLANTA, GA and SAN JOSE, CA--(Marketwire - April 12, 2010) - Na Conferência Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) em Atlanta hoje, a Cisco (NASDAQ: CSCO) anunciou a disponibilidade da plataforma Cisco HealthPresence™. A Cisco HealthPresence é uma plataforma de tecnologia avançada de saúde à distância que viabiliza que os pacientes se conectem com para consultas formas nunca antes possíveis. As abordagens tradicionais de telemedicina e tele saúde se concentraram principalmente no problema do acesso físico ao recurso médico. A Cisco HealthPresence aborda quatro desafios adicionais principais no cuidado da saúde:

  • Capacidade (escassez e produtividade da expertise clínica)
  • Colaboração (de um paciente com muitos clínicos, entre provedores de serviços, e entre pacientes)
  • Troca de informação (a capacidade dos participantes compartilharem e visualizarem a informação vital da saúde)
  • Personalização (envolvimento dos pacientes de modo a torná-los participantes mais ativos nas consultas)

A Cisco HealthPresence estende e expande o acesso aos serviços de saúde e cuidado de qualidade.

A HealthPresence cria encontros clínicos mais objetivos e com a integração de duas inovações tecnológicas: Cisco TelePresence™ e Cisco® Unified Communications. Com vídeo de alta definição, áudio claro e dispositivos médicos conectados, a Cisco HealthPresence suporta a colaboração e a personalização raramente alcançadas nas consultas em pessoa tradicionais. Os pacientes nos encontros com a HealthPresence podem ver imagens e ouvir sons de vários dispositivos de diagnóstico, tais como estetoscópios digitais, e ver e ouvir junto com os médicos.

No início dos testes do HealthPresence em 2008, os pacientes descreveram como a experiência imersiva do vídeo, junto com a transmissão em tempo real da informação fisiológica, os atraíram para o encontro médico. Ao mesmo tempo, o clínicos relatam uma gestão mais eficiente de pacientes com a HealthPresence.

Também importante, a HealthPresence permite que vários membros da equipe médica participem simultaneamente das consultas, criando novas formas de oferta e coordenação . Esta é uma inovação significantemente diferente das soluções típicas de telemedicina de ponto-a-ponto e até mesmo dos exames médicos pessoais. Com a HealhPresence, os médicos de cuidado primário e os especialistas, gestores e terapeutas de reabilitação e parentes podem participar do tratamento e do planejamento do cuidado a ser dispensado ao paciente. Estas novas capacidades são essenciais para que as tecnologias de informação e comunicação tenham um papel vital na melhora do acesso e nos custos dosdos serviços de saúde.

Fatos:

  • A Cisco HealthPresence deve estar disponível no início de março de 2010 nos mercados dos EUA, Canadá e Europa. É um dispositivo médico classificado como Classe I pelo FDA dos EUA.
  • Para avaliar os pacientes de forma interativa e altamente participante, a Cisco HealthPresence mune os clínicos com ferramentas essenciais, tais como:
    • Cisco Vitals Software, que captura os dados fisiológicos e feeds de transmissão de vídeos de alta definição e os envia para a equipe clínica com um alto grau de segurança.
    • Unidades da Cisco TelePresence em locais clínicos e do paciente.
    • Capacidade integrada de voz, vídeo e dados que colhem a informação médica do paciente para transmiti-la para diversos provedores de cuidado da saúde ou de um médico para o paciente antes, durante e após a consulta de telemedicina. O software personalizado da Cisco oferece tecnologia de criptografia altamente segura que protege a privacidade e a segurança dos dados do paciente trocados em comunicações à distância entre os pacientes e a equipe médica.
    • Dispositivos médicos localizados na unidade do paciente: uma câmera geral para observação externa, câmera para ouvido-nariz-garganta, estetoscópio digital, e um dispositivo para os sinais vitais para a captura da pressão arterial, temperatura, pulso e nível de oxigênio no sangue.
  • A Cisco HealthPresence pode ser acionada em instalações permanentes ou unidades móveis.
  • A Cisco HealthPresence foi um piloto do Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG)
  • A Cisco HealthPresence já foi adotada com sucesso em programas pilotos nos EUA e em outros países, incluindo:
    • Um HealthPresence piloto inovador com a Molina Healthcare, dois centros de saúde comunitários em San Diego, e o estado da Califórnia para oferecer serviços de saúde e de bem-estar para as comunidades carentes do estado.
    • HealthPresence pilotos em Aberdeen, Escócia, com uma divisão de Serviço de Saúde Nacional Escocês, e em San Jose, Califórnia, com funcionários da sede corporativa da Cisco. Os dois pilotos de 2009 receberam um feedback favorável: Mais de 90% dos participantes recomendariam o serviço.
    • Ajuda a conexão dos pacientes que precisam de recursos médicos críticos em outros países, incluindo França, Reino Unido, África do Sul e China.

Citações:

  • Dr. Kaveh Safavi, vice-presidente e líder global, Cisco Internet Business Solutions Group Healthcare Practice

  • "Os sistemas de saúde em todo o mundo têm que atender à crescente demanda por serviços de qualidade. Normalmente os pacientes têm um acesso limitado ao cuidado da saúde, principalmente quando necessitam de serviços especiais ou de cuidado de doenças crônicas, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. A Cisco HealthPresence está pronta para transformar o modo como os médicos praticam a medicina e como os pacientes recebem o cuidado, permitindo que os indivíduos conectem-se facilmente e com segurança com o clínico ou o especialista mais apropriado para suas necessidades específicas, e recebam o melhor cuidado possível, independente da sua localização".

  • Dr. Michael M. Siegel, vice-presidente e diretor médico da Molina Healthcare, Inc.

  • "Os cidadãos querem mais opções de serviços de saúde, e novos modelos têm que ser criados para que este cuidado à distância passe a ser realidade. Nos consultórios médicos da Molina, a Cisco HealthPresence elimina a necessidade de que os clínicos e os pacientes estejam no mesmo local. Nossas instalações agora podem atingir uma base de pacientes muito mais ampla e dispersa, para oferecer o cuidado apropriado".

Recursos de Apoio:

Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO), líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram, este ano comemora 25 anos de inovação tecnológica, excelência operacional e responsabilidade corporativa social. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com/br. Para notícias constantes, acesse http://newsroom.cisco.com/brasil

Cisco, o logotipo Cisco, Cisco Systems, Cisco HealthPresence e Cisco TelePresence são marcas comerciais registradas ou marcas comerciais da Cisco Systems, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e em determinados países. Todas as outras marcas mencionadas neste documento são de propriedade de seus respectivos proprietários. O uso da palavra parceiro não implica em um relacionamento de parceria entre a Cisco e qualquer outra empresa. Este documento é Informação Pública da Cisco.

Informação de contacto: Cisco do Brasil Gerência de Relações Públicas Fernando Ordones - fevascon@cisco.com - (11) 5508-2411 Informações para imprensa Porter Novelli Technologies - Assessoria de Imprensa Cisco Maira Escovar - maira.escovar@inpresspni.com.br (11) 3323-3794 Célia Nogueira - celia.nogueira@inpresspni.com.br (11) 3323-1601