CCR: Resultados do 3° Trimestre de 2010

SÃO PAULO, BRASIL--(Marketwire - November 11, 2010) - A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), a maior empresa de concessões de rodovias do Brasil em termos de receita, divulga seus resultados do 3º trimestre do ano de 2010.

Os resultados da concessionária Controlar passaram a ser incluídos na CCR a partir 13 de agosto de 2009. A partir de janeiro de 2009, os custos da concessionária ViaQuatro anteriormente registrados como ativo diferido, passaram a transitar na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) em decorrência da adoção da Lei 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08. As informações financeiras desconsiderando esses efeitos são referidas nesse documento pelo termo "Excluindo-se ViaQuatro e Controlar " e os resultados apresentados são Pro Forma.

As informações financeiras trimestrais (ITR) da Companhia de Concessões Rodoviárias - CCR aqui apresentadas estão de acordo com os critérios da legislação societária brasileira, a partir de informações financeiras revisadas. As informações não financeiras, assim como outras informações operacionais, não foram objeto de revisão por parte dos auditores independentes.

Apresentação dos Resultados

As Informações Trimestrais - ITR foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem as normas estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM em consonância com a Lei das Sociedades por Ações, incluindo as alterações promovidas pela Lei nº 11.638/07 e pela Medida Provisória nº 449/08, posteriormente convertida na Lei nº 11.941/09, e os Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, aplicados de maneira consistente com as práticas contábeis descritas na nota explicativa nº 3 às demonstrações financeiras anuais da Companhia referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2009, divulgadas em 18 de fevereiro de 2010.

Conforme facultado pela Deliberação CVM nº 603/09, a Administração da Companhia optou por apresentar as informações trimestrais de acordo com as normas contábeis vigentes até 31 de dezembro de 2009. As principais alterações contábeis a serem introduzidas no exercício de 2010, estão descritas na Nota Explicativa nº 3.

As informações financeiras e operacionais abaixo, exceto onde indicado em contrário, são apresentadas em bases consolidadas, em reais, de acordo com a Legislação Societária e as comparações são referentes ao 3T09 e 9M09.

Principais Destaques

Os resultados da Companhia incorporam os efeitos da Controlar e ViaQuatro, projetos que se encontram em fase de ramp up.

A Receita Líquida alcançou R$ 978,4 milhões (+23,0%) no 3T10; em relação aos 9M09 a Receita Líquida foi R$ 2.715,4 milhões, uma expansão de 20,8%.

O EBIT atingiu R$ 454,3 milhões (+13,4%) no 3T10 e nos 9M10 R$ 1.274,9 milhões (+16,1%). A margem EBIT alcançou 46,4% (-4,0 p.p.) no 3T10, e 47,0% (-1,9 p.p.) nos 9M10. O EBITDA atingiu R$ 603,4 milhões (+16,3%) no 3T10 e R$ 1.698,2 milhões (+17,9%) nos 9M10; a margem EBITDA alcançou 61,7% (-3,5 p.p.) no 3T10 e 62,5% (-1,6 p.p.) nos 9M10.

O Lucro Líquido atingiu R$ 239,0 milhões (+29,2%) no 3T10 e R$ 530,7 milhões (+1,5%) nos 9M10. Com o registro do ativo fiscal diferido do RodoAnel, o Lucro Líquido pro forma do 3T10 seria de R$ 240,3 milhões e, excluindo-se o resultado não recorrente reportado no 1T10, o Lucro Líquido pro forma nos 9M10 seria de R$ 591,6 milhões.

O tráfego cresceu 25,9% no 3T10 e 22,7% nos 9M10. Comparando-se a mesma base de tráfego registramos um crescimento de 15,0% e 12,6% respectivamente.

O número de usuários da STP (arrecadação eletrônica) expandiu-se em 39,7%, em relação ao mês de setembro de 2009, atingindo 2.340 mil tag's ativos.

Em 30 de setembro de 2010, a CCR realizou pagamento de dividendos de R$ 1,70 por ação, totalizando R$ 750,4 milhões. Considerando-se os dividendos complementares relativos ao ano de 2009 que foram distribuídos no dia 5 de maio de 2010, no valor de R$ 0,23 por ação, os dividendos pagos (caixa) totalizaram R$ 1,93 por ação no ano de 2010.

Comentário do Presidente

Renato Alves Vale: "É com satisfação que mais uma vez divulgamos aos nossos acionistas, ao mercado, colaboradores, usuários e ao público interessado, os resultados conquistados pela CCR no terceiro trimestre de 2010.

O desempenho da economia brasileira segue suportando os resultados apresentados pela CCR. Destacamos o forte crescimento de tráfego consolidado que, em bases comparáveis a igual período do ano anterior, apresentou um crescimento de 15,0% no terceiro trimestre de 2010.

Esse desempenho permitiu à CCR seguir com seu compromisso de distribuição de dividendos para os acionistas, com a distribuição de dividendos intermediários de R$1,70 por ação, totalizando R$ 750,4 milhões, que ocorreu em setembro último.

Ainda, como fato subseqüente, devemos ressaltar a conclusão da aquisição da Rodovias Integradas do Oeste S.A. no último dia 22 de Outubro, confirmando o acerto da estratégia de expansão dos negócios do Grupo CCR, por meio de aquisições, licitações federais e estaduais e negócios correlatos.

Finalmente, seguimos confiantes nas perspectivas futuras, face ao cenário econômico positivo para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e à expectativa de novas oportunidades de crescimento em função da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016), sempre priorizando a disciplina de capital e consequentemente a criação de valor para a Companhia e seus acionistas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país."

Próximos Eventos

Teleconferências

Em Português:
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010
11h30 São Paulo / 08h30 Nova Iorque
Código: CCR
Replay: (11) 4688-6312
Código: 48332

Webcast: www.grupoccr.com.br/investidores

Em Inglês:
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010
13h00 São Paulo / 10h00 Nova Iorque