Espelhos de display de câmera retrovisora da Gentex ultrapassam os requerimentos propostos da NHTSA dos EUA

Estudos revelam que os displays de espelho são mais eficientes do que os displays de painéis para ajudar a detectar e evitar acidentes ao dar a ré no veículo

ZEELAND, MI--(Marketwire - Jun 1, 2011) - A Gentex Corporation (GNTX) (NASDAQ: GNTX), a principal fornecedora de espelhos retrovisores de anti-ofuscamento automático e câmeras baseadas em recursos assistidos por iluminação, divulgou uma notícia hoje sobre a capacidade dos espelhos Rear Camera Display (RCD - Display de Câmera Traseira) da Empresa, que ultrapassou certos requisitos promulgados da Notice of Proposed Rulemaking (NPRM - Aviso de Proposta de Regulamento) de 7 de dezembro de 2010 da U.S. National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA - Administração de Segurança Nacional do Tráfego de Estradas dos EUA) com referência ao Kids Transportation Safety Act (KTSA - Ato de Segurança de Transporte de Crianças). Além disso, estudos independentes recentes revelaram que os displays de espelho são mais eficazes para ajudar os motoristas a detectar e evitar acidentes na traseira, quando comparado com os motoristas que usam displays no painel.*

O Kids Transportation Safety Act é uma lei que visa ampliar o campo de visão da traseira dos veículos para evitar ferimentos e morte de pedestres com acidentes quando em marcha-ré. A NPRM de 7 de dezembro de 2010 exige que as montadoras automobilísticas de todo o mundo instalem câmeras de marcha-ré e seus displays em todos os novos veículos vendidos nos EUA até setembro de 2014 (com aplicação gradual em certa percentagem de veículos até a data). A NPRM estipula certas exigências para as câmeras e display de marcha-ré, incluindo que o display deve "ligar" em dois segundos ou menos a contar do momento em que o motorista engata a marcha-ré do carro e que o nível de luminância/brilho do display deve ser de no mínimo 500 cd/m2.

Com o display integrado ao espelho da Gentex os clientes passam a estar em conformidade imediata com a NPRM de 7 de dezembro. Os Espelhos RCD da Empresa respondem em dois segundos ou menos e normalmente têm uma faixa de luminância diurna de 1.200 a 1.500 cd/m2, de acordo com a especificação da maioria dos clientes da Empresa. A Gentex oferece uma ampla variedade de tecnologias com o seu portfólio de produtos RCD voltados para atender os diversos requerimentos dos clientes e atualmente manufatura Espelhos RCD com até 4.000 cd/m2.

"Acreditamos que os Espelhos Gentex RCD sejam mais rápidos, tenham mais brilho e um custo mais eficiente do que o de outros displays disponíveis no momento, permitindo que o cliente esteja em 'conformidade imediata' com a KTSA", disse Enoch Jen, Vice-Presidente Sênior da Gentex. "Com 4.000 cd/m2, os displays são mais de 300 porcento mais brilhosos do que qualquer outro display de painel existente no momento.

"Pedimos que os nossos clientes considerem nossos Espelhos RCD como parte da sua estratégia de conformidade com os requerimentos da regra NHTSA que deve ser concluída até o final de 2011", disse Jen.

Os Espelhos Gentex RCD são oferecidos em 62 modelos de veículos de nove montadoras diferentes. A Empresa despachou 1,25 milhões de Espelhos RCD durante 2010, e espera que a entrega dos Espelhos RCD aumente aproximadamente 50 porcento no primeiro semestre de 2011, comparado com o mesmo período em 2010, baseado na previsão da IHS Automotive em meados de abril para a produção de veículos leves.

Além disso, estudos recentes independentes, incluindo um publicado pela SAE International (Society of Automotive Engineers) em 2011*, indicam que os displays localizados no interior do espelho supervisor podem ser substancialmente mais eficazes do que os displays localizados em outros locais, ajudando o motorista a detectar e evitar acidentes ao dar a marcha-ré.

"O número de acidentes de marcha-ré foram bem menores com os motoristas que tinham display de espelho, comparado com os displays de painel", disse Jen. "O espelho parece ser um local mais seguro para o display provavelmente por estar na linha de visão natural do motorista e poder ser visualizado com uma postura de 'cabeça erguida', sendo um local lógico, intuitivo e ergonômico que o motorista já está acostumado a ver regularmente -- principalmente ao dar a marcha-ré".

O Espelho RCD da Gentex lançado em 2007, é um liquid crystal display (LCD - Display de Cristal Líquido) de alta resolução que funciona com uma câmera de vídeo específica para a montadora que proporciona uma visão direta da parte traseira do veículo durante uma marcha-ré. Quando a marcha "ré" é engatada, um display é exibido automaticamente dentro de dois segundos na superfície refletora do espelho anti-ofuscamento. O display desaparece quando outra marcha é engatada, uma capacidade possibilitada pelas técnicas de revestimento e de iluminação "transflectiva" da Gentex.

Nos últimos anos, a Gentex vem melhorando sua tecnologia de display de espelho retrovisor aperfeiçoando o tamanho e melhorando o grau de brilho, resolução e capacidade do display, e reduzindo o consumo de energia. O local também tem um custo eficiente por ser um "plug and play" -- viabilizando que a montadora evite grandes despesas para remodelar o painel dos instrumentos do veículo.

O Cameron Gulbransen Kids Transportation Safety Act foi promulgado no dia 28 de fevereiro de 2008. Naquela ocasião, o U.S. Secretary of Transportation foi encarregado de redigir um regulamento instruindo as montadoras globais sobre os requisitos que os novos veículos dos EUA terão que obedecer para estar em conformidade com a KTSA.

No dia 7 de dezembro de 2010, a NHTSA emitiu um NPRM para a KTSA. No NPRM, a NHTSA determinou que todos os novos veículos com menos de 10.000 libras nos EUA tenham que ter um sistema baseado em câmera de marcha-ré até setembro de 2014. A aplicação gradual indicada foi de 10 porcento de automóveis/33 porcento dos caminhões dos EUA até setembro de 2012, 40 porcento dos automóveis/67 porcento dos caminhões até setembro de 2013 e 100 porcento de todos os veículos até setembro de 2014. O regulamento proposto foi exposto ao comentário do público que deveria ser encerrado em 28 de fevereiro de 2011.

No dia 2 de março de 2011, foi publicado uma atualização no Federal Register, com um resumo de uma carta de 25 de fevereiro de do Secretário dos Transportas do Congresso dos EUA, indicando que a NHTSA não teria uma reunião no dia 28 de fevereiro de 2011, o prazo final, e que os regulamentos seriam reabertos para comentário do público durante 45 dias (até o dia 28 de abril de 2011). Além disso, foi anunciado também que a NHTSA faria uma reunião com o público em Washington para trocar ideias sobre a questão da marcha-ré, e que a NHTSA também faria um workshop técnico para abordar as questões do proposto procedimento de testes e outros itens técnicos. A carta também indicou que a NHTSA publicaria o regulamento final em 31 de dezembro de 2011.

Em 2 de março também foram publicadas várias revisões da NPRM, incluindo uma alteração do período de aplicação gradual para caminhões de acordo com o programa para os carros (10 porcento até setembro de 2012, 40 porcento até setembro de 2013 e 100 porcento até setembro de 2014). O workshop técnico foi realizado no dia 11 de março e a audiência pública foi realizada no dia 23 de março de 2011. Não foi divulgada nenhuma outra informação no momento.

Declarações de previsão
Este news release contém informações de previsão de acordo com a Seção 27A do Securities Act of 1933, emendada, e a Seção 21E do Securities Exchange Act, emendada, baseadas na opinião, suposição, expectativas atuais, estimativas e previsões para a indústria automotiva global, a economia, a capacidade de controlar e aproveitar os custos indiretos fixos de manufatura, as taxas de crescimento de entrega unitárias e de vendas líquidas, a capacidade de controlar E,R&D e as despesas S,G&A, margens brutas e até a própria Empresa. Palavras como "antecipar", "acreditar", "confiança", "estimar", "esperar", "prever", "esperar", "provavelmente", "planejar", "projetar", "otimista", "dever" e variantes destas palavras e expressões semelhantes identificam as declarações de previsão. Estas declarações não garantem uma performance futura e envolvem certos riscos, incertezas e suposições difíceis de prever devido à ocasião, despesa, probabilidade e grau da ocorrência. Estes riscos incluem, sem limitar, as condições de emprego e econômicas em geral, produção automotiva mundial, a manutenção da penetração do mercado da Empresa, a capacidade de alcançar reduções de custo de compra, gerenciamento do estoque do cliente, escassez de peças do fornecedor, pressões de preços competitivos, flutuações da moeda, taxas de juros, preços de patrimônio, solidez/estabilidade financeira dos clientes da Empresa (incluindo seus principais fornecedores), interrupções da cadeia de suprimentos, impacto dos desastres naturais na cadeia de suprimentos e produção de veículos, venda em potencial de segmentos ou fornecedores OEM, falências de clientes em potencial (incluindo seus principais fornecedores), o mix de produtos comprados pelos clientes, a capacidade de continuar a fazer inovações de produtos, o mercado dos Espelhos da Câmera Retrovisora e o sucesso destes produtos, o sucesso de certos outros produtos (ex. SmartBeam(R)), e outros riscos identificados nos documentos da Empresa arquivados no SEC dos EUA. Por isso, os resultados atuais podem ser substancialmente diferentes dos resultados expressados ou previstos. Além disso, a Empresa nega qualquer intenção ou obrigação de atualizar, emendar ou esclarecer qualquer declaração de previsão, quer como resultado de novas informações, eventos futuros ou outro tipo de acontecimento.

A Empresa

Fundada em 1974, a Gentex Corporation (NASDAQ: GNTX) é a principal fornecedora de espelhos retrovisores de anti-ofuscamento automático e sistemas de auxílio do motorista baseados em câmera para a indústria automotiva global, e fornece alarmes de fumaça e dispositivos de sinalização para o mercado de proteção contra incêndio da América do Norte. Baseada em Zeeland, Michigan, a Empresa internacional desenvolve, manufatura e comercializa espelhos retrovisores automotivos interiores e exteriores de anti-ofuscamento automático que utilizam a tecnologia eletrocrômica proprietária de ofuscamento proporcional à quantidade de brilho do farol do veículo na traseira. Mais da metade dos espelhos internos da Empresa são vendidos com recursos eletrônicos avançados, e mais de 98 porcento da receita da Empresa são oriundos da venda de espelhos anti-ofuscamento para quase todas as montadoras do mundo.

*Llaneras, Robert E., Neurauter, M. Lucas & Green, Charles A. "Factors Moderating the Effectiveness of Rear Vision Systems", 2011-01-0549, SAE International, 2011.
*NHTSA Vehicle Testing & Research Center, 2009 - Staged Obstacle Event Outcomes Study, "Backover Crash Avoidance Technologies", Preliminary Regulatory Impact Analysis, novembro de 2010.

Informação de contacto:

CONTATO: