Cisco aprimora o desempenho, a eficiência e a segurança da computação em nuvem

A visão de computação em nuvem da empresa une um mundo de várias nuvens - privadas, públicas, híbridas e comunitárias

SÃO PAULO, BRASIL--(Marketwire - Jul 14, 2011) - A Cisco apresentou ontem no Cisco Live, conferência anual de TI e comunicações da empresa, que ocorre esta semana em Las Vegas (EUA), uma nova tecnologia para aumentar a eficiência e a segurança de redes baseadas em nuvem, para que as informações possam ser entregues de maneira instantânea e segura a mais pessoas, em mais dispositivos e em mais lugares. A visão de computação em nuvem da Cisco une um mundo de várias nuvens - privadas, públicas, híbridas e comunitárias - proporcionando conectividade a dispositivos móveis, PC's, tablets e TVs. Com base em redes sem fronteiras, essas nuvens interconectadas representam a próxima fase na evolução da Internet.

As novas adições ao portfólio de produtos da Cisco atendem a três requisitos essenciais da computação em nuvem: virtualização de data center, desempenho e segurança de rede, e abrangem toda a infraestrutura da rede, do usuário final e filial, passando pela rede, até o data center. As novidades incluem switches Cisco Unified Computing System™ (Cisco UCS™) e Nexus® para o data center e a nuvem, o WAAS (Cisco Wide Area Application Service) para otimização do desempenho de aplicativos e o Cisco IronPort Email Security.

NOVOS DESTAQUES TECNOLÓGICOS

Inovações do Cisco Unified Computing System: liderança na era da computação em nuvem

A Cisco dá prosseguimento à sua liderança na indústria de inovação em data centers ao expandir os recursos de rede do Cisco Unified Computing System com o novo Fabric Interconnects, um novo Virtual Interface Card e um novo módulo de E/S de chassi. Juntos, esses lançamentos aumentam significativamente a agilidade, a escalabilidade e o desempenho de ambientes de nuvem e data centers baseados no UCS, permitindo que as empresas:

• Aprimorem o desempenho de aplicativos e sejam capazes de lidar com expansões da carga de trabalho ao dobrar a largura de banda para o chassi, quadruplicar a largura de banda para o servidor e reduzir a latência de ponta a ponta em 40%.
  • Aprimorem a densidade da carga de trabalho ao dobrar a capacidade de comutação da estrutura de data centers.
  • Aprimorem a agilidade da infraestrutura e ofereçam suporte para estruturas convergentes com portas flexíveis e unificadas. Qualquer porta unificada Fabric Interconnect pode ser designada como Ethernet, Fibre Channel ou Fibre Channel over Ethernet (FCoE).
  • Aprimorem a densidade da carga de trabalho da máquina virtual ao dobrar o número de interfaces virtuais.

O UCS Manager, que gerencia todas as configurações e operações de sistema para servidores UCS do tipo lâmina e rack, oferece uma interface de programação de aplicativo (API) robusta e aberta para integração com outros softwares de gerenciamento. A Cisco está apresentando o VMware vCenter para o Cisco Unified Computing System e o UCS Express para roteadores Cisco Integrated Services Routers (ISRs), uma plataforma de virtualização unificada que permite que as áreas de de TI organizem, supram rapidamente e configurem todo o ambiente de TI virtualizado nas filiais e no data center. Isso ajudará os clientes a reduzir custos operacionais, aprimorar a automação operacional e proporcionar níveis mais altos de segurança.

O Cisco Unified Computing System une recursos de computação, rede, acesso de armazenamento e virtualização em um único sistema com uso eficiente de energia. Em menos de dois anos, mais de 5.400 clientes de todos os setores implantaram o Cisco Unified Computing System, tornando-o um dos alicerces mais utilizados do mundo para a construção de nuvens privadas e públicas.

Otimização do desempenho de aplicativos para nuvem e vídeo

A Cisco apresentou inovações para sua linha de produtos WAAS, que aprimoram o desempenho de aplicativos tradicionais e emergentes como o "software como serviço" (SaaS), desktops virtuais e vídeo de alta qualidade em redes de longa distância.

Com a apresentação da primeira eliminação de redundância de dados (data redundancy elimation / DRE) com interpretação de contexto do setor, o Cisco WAAS gerencia a largura de banda com mais eficiência e permite que os aplicativos tenham um desempenho melhor em filiais ou pontos remotos, já que as informações nem sempre precisam ser entregues a partir do data center. A nova DRE com interpretação de contexto aprimora os tempos de resposta e o rendimento de aplicativos ao alterar o comportamento de armazenamento em cache da DRE de acordo com cada aplicativo e filial. Esse recurso de interpretação de contexto oferece "equidade de desempenho" em todas as filiais e aprimora a experiência do usuário final.

Além disso, o novo WAAS Central Manager, que é capaz de gerenciar até 2.000 instâncias de WAAS a partir de uma única interface, e o Application Performance Manager (APM) integrado oferecem aos administradores de rede visibilidade aprimorada do desempenho de aplicativos e utilização da rede, maior eficiência operacional e rápida análise de causa primária dos problemas de desempenho.

Segurança de e-mails para a nuvem

A Cisco apresentou hoje recursos inovadores de segurança de e-mails para lidar com o crescente número de ataques de e-mails direcionados de baixo volume, e oferecer criptografia de e-mail de alta segurança, melhorando a experiência dos usuários finais. As novas soluções Cisco Cloud Security para a Internet e e-mails reduzem o risco de malware, ataques de phishing e spams, graças a políticas de proteção consistentes.

Os filtros Cisco IronPort Outbreak Filters protegem contra ataques personalizados de e-mail direcionados a indivíduos ou pequenos grupos. Com o uso de tecnologia de segurança integrada IronPort e ScanSafe, a solução Outbreak Filters identifica mensagens com probabilidade de que sejam ataques direcionados e protege os usuários, bloqueando o acesso a sites nocivos.

A segurança de e-mail empresarial Cisco IronPort oferece segurança aprimorada para e-mails acessados em qualquer tablet, PC ou smartphone:

• Permite que usuários empresariais usem credenciais corporativas existentes (ID de usuário e senha) para acessar a maioria de seus aplicativos em nuvem com uma única conexão de usuário.
  • Permite a desativação real de mensagens de e-mail recolhidas para que os destinatários não possam mais lê-las.
  • Oferece aos usuários finais "recurso de encaminhamento seguro" para que controlem para quem um e-mail pode ser encaminhado.

DECLARAÇÕES

"Virtualização, desempenho e segurança são três dos requisitos mais importantes para a construção e utilização de nuvens", disse Lew Tucker, CTO de Cloud Computing da Cisco. "A medida que a quantidade e a diversidade das nuvens aumentam, satisfazer esses requisitos por meio de uma plataforma comum e unificadora - ou seja, a rede - ajudará as organizações de todos os setores a transmitir e acessar informações de maneira mais dinâmica e segura, tanto dentro de suas próprias nuvens como em outras nuvens que sejam relevantes para suas necessidades. As novidades atuais da tecnologia em toda a Cisco representam o mais recente passo na estratégia contínua da empresa de auxiliar seus clientes a construir e usar nuvens de maneira mais eficaz e segura. Elas reforçam o princípio básico de que a rede possibilita nuvens".

"Quando a Cisco se dispôs a projetar um novo sistema de computação evolutivo, nossos clientes nos disseram que os custos de energia, gerenciamento e administração de servidores estavam esgotando seus orçamentos e deixando poucos recursos para inovações", disse Soni Jiandani, vice-presidente sênior do grupo de Tecnologia de Virtualização de Acesso a Servidores da Cisco. "Nosso objetivo era criar a plataforma programável ideal para ambientes virtualizados e em nuvem com rede e gerenciamento integrados, de modo que fosse flexível e escalável o bastante para lidar com qualquer carga de trabalho. Agora, com mais de 5.400 clientes para o UCS, o rápido crescimento da fatia de mercado da Cisco ressalta nossa liderança na transição do setor para a estrutura de computação e infraestrutura convergente, e continuamos a oferecer tecnologias inovadoras para ajudar a solucionar os desafios de nossos clientes".

Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.

Informação de contacto:

Informações para imprensa

Assessoria de Imprensa Cisco
In Press Porter Novelli
Adriana Bueno
abuenode@cisco.com

Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601

Renan Cavalcante
renan.cavalcante@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786