Source: Dresner Corporate Services

SENAI/SESI de São Paulo Seleciona NanoProfessor Como Base Para o "Nanomundo" Iniciativa de Educação em Nanotecnologia

As salas de aula móveis Nanomundo oferecerão aulas de nanotecnologia pelo sistema SENAI/SESI de São Paulo

SKOKIE, IL--(Marketwire - Oct 8, 2012) - O NanoProfessor®, líder global em educação prática de nanotecnologia para o ensino secundário, anunciou hoje que o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SESI (Serviço Social da Indústria) de São Paulo, Brasil, incorporaram o Programa de Educação em Nanociência NanoProfessor em cinco escolas móveis de Nanotecnologia ao lançar seu Programa Educacional em Nanotecnologia Nanomundo.

O SENAI é a maior organização de ensino profissional e tecnológico na América Latina, enquanto o SESI é líder brasileiro em promover uma melhor qualidade de vida para trabalhadores e seus familiares, incluindo educação básica de alta qualidade para estudantes, da educação infantil ao ensino médio.

As salas de aula móveis de nanotecnologia Nanomundo podem acomodar até 30 alunos por vez, e viajarão entre a rede de escolas SENAI/SESI dentro de São Paulo. Cada sala de aula Nanomundo é equipada com instrumentação voltada para nanotecnologia, fornecida pelo Programa NanoProfessor, incluindo o NLP 2000 Desktop NanoFabrication System da NanoInk, um microscópio de força atômica de fácil uso para os alunos e o melhor microscópio fluorescente da categoria. As salas de aula Nanomundo também usarão o livro de textos NanoProfessor, "Introdução à Ciência e Tecnologia em Nanoescala" e os experimentos do moderno laboratório fornecido pelo Programa NanoProfessor. O livro de textos NanoProfessor e o guia do laboratório foram ambos traduzidos para português, a fim de melhor apoiar o Programa Nanomundo. Os professores do SENAI/SESI passarão por um programa intensivo de treinamento de duas semanas em São Paulo, conduzido pela Equipe de Ensino Científico da NanoProfessor.

"A nanotecnologia é um setor em rápida expansão, responsável por descobertas significativas em campos como medicina, manufatura, energia alternativa e eletrônica", disse o professor Walter Vicioni, diretor regional e superintendente operacional do SENAI/SESI São Paulo. "Ao usar o Programa NanoProfessor como base do Programa Nanomundo e as cinco salas de aula móveis em nanotecnologia, estamos garantido que os estudantes, por meio de nossa vasta rede de escolas em São Paulo, tenham acesso a um ensino de primeira linha em nanotecnologia e estejam preparados para empregos interessantes no setor de nanotecnologia."

"Felicitamos o SENAI/SESI São Paulo pela sua engenhosidade, pensamento visionário e forte comprometimento com o ensino de nanotecnologia," disse Dean Hart, diretor comercial da NanoProfessor. "Ao integrar o Programa de Educação em Nanociência NanoProfessor em suas cinco salas de aula móveis em nanotecnologia Nanomundo, o SENAI/SESI não apenas está fornecendo aos seus alunos as habilidades e os conhecimentos necessários para vencer em carreiras relacionadas à nanotecnologia, mas também construindo uma força de trabalho hábil em nanociência para ajudar o forte crescimento econômico em São Paulo e no Brasil, como um todo."

Em apenas 24 meses, o Programa de Ensino em Nanociência NanoProfessor foi escolhido para ser a base para o ensino técnico em nanotecnologia por mais de 20 instituições, em cinco países. O Programa NanoProfessor alterna palestras em salas de aula e trabalhos empolgantes no laboratório em nanoescala. O currículo NanoProfessor inclui um livro de textos, escrito pelos principais especialistas em nanotecnologia, cobrindo os temas de Instrumentação de Nanotecnologia, técnicas de Imagem e Nanofabricação, Nanofísica, Nanoquímica, Nanobiologia e perspectivas sobre Meio Ambiente, Saúde e Segurança dentro da nanotecnologia. Ao conduzir os experimentos práticos no laboratório, os alunos trabalham com os melhores instrumentos voltados à nanociência, incluindo o NLP 2000 Desktop NanoFabrication System, da NanoInk, o primeiro sistema de nanofabricação desktop que permite aos alunos construir, rápida e facilmente, estruturas com engenharia específica em nano escala, com uma ampla variedade de materiais - desde biomoléculas a nanopartículas de metal, usando o Dip Pen Nanolithography® (DPN®), exclusivo da NanoInk.

A Nanotecnologia é a compreensão e o controle da matéria a dimensões entre aproximadamente um e 100 nanômetros (nm), onde fenômenos únicos possibilitam novas aplicações, que não seriam possíveis ao trabalhar com materiais a granel. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. Abrange a ciência, engenharia e tecnologia em nanoescala, a nanotecnologia envolve imagens, medição, modelagem e manipulação da matéria em nanoescala. Um estudo patrocinado pela National Science Foundation prevê que seis milhões de trabalhadores em nanotecnologia serão necessários até 2020, em todo o mundo, com dois milhões destes empregos nos Estados Unidos. Porém, em 2008, estimava-se que havia apenas 400 mil trabalhadores em todo o mundo, no campo da nanotecnologia, com 150 mil destes estimados nos Estados Unidos.

Sobre o Programa de Ensino em Nanociência NanoProfessor
O Programa de Ensino em Nanociência NanoProfessor busca avançar o ensino técnico em nanotecnologia e abordar a crescente demanda por uma força de trabalho habilidosa e proficiente em nanociência. O Programa NanoProfessor, incluindo instrumentos de alta qualidade voltados à nanociência, um currículo criado por especialistas e materiais de apoio ao professor e ao aluno, está disponível para escolas de ensino médio, faculdades comunitárias, institutos técnicos e universidades em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas em www.NanoProfessor.net ou 1+ (847) 679-NANO (6266). Você também pode curtir o NanoProfessor no Facebook®, em www.facebook.com/NanoProfessor1 e seguir no Twitter em www.twitter.com/nanoprofessor1.

NanoInk, NanoProfessor, Dip Pen Nanolithography, DPN e o logotipo da NanoProfessor são marcas comerciais registradas da NanoInk, Inc.

Informação de contacto:

Contatos de mídia:
Joshua Taustein
Dresner Corporate Services
(312) 780-7219
jtaustein@dresnerco.com

David Gutierrez
Dresner Corporate Services
(312) 780-7204
dgutierrez@dresnerco.com