DNV GL oferece consultoria sobre a linha de transmissão queniana de 400kV ligando um dos maiores parques eólicos da África com a Rede Nacional


NAIROBI, KENYA--(Marketwired - May 13, 2014) -


  • Energia eólica gerada no Lake Turkana Wind Power alimentará a rede nacional de Suswa através de linhas de transmissão de alta tensão, para atender as necessidades de consumo de energia de Nairóbi após o boom econômico
  • Desenvolvimento de infraestruturas confiáveis de vento geotérmica permite a transição dos combustíveis fósseis caros e apoia o crescimento econômico futuro no Quênia
  • Projeto inovador aborda o déficit de eletricidade do Quênia, proporcionando confiança na futura eletrificação da África

A DNV GL, o maior recurso do mundo de experts independentes de energia (DNV, KEMA, Garrad Hassan, GL Certification), demonstrou hoje seu compromisso com a modernização e desenvolvimento da energia na África, com a consultoria para a construção de uma linha de transmissão aérea e subestações de alta tensão de 400kV no Quênia. Projetada para fortalecer a rede queniana e criar uma ligação entre a capital, Nairóbi, e um dos maiores parques eólicos da África, Lake Turkana Wind Power, a linha de transmissão de alta tensão de corrente contínua (HVDC) de 426 quilômetros se estende da rede nacional de Suswa (80 km a NO de Nairóbi) até Loiyangalani (SE do lago Turkana).

A economia da África está passando por um boom. Sete das 10 economias que mais crescem no mundo estão na região subsaariana da África. No entanto, este crescimento econômico explosivo criou uma grave escassez de eletricidade nos países de toda a África Oriental e Ocidental, como o Quênia, que está impedindo um maior desenvolvimento comercial. Na realidade, de acordo com as estatísticas do Banco Mundial, as empresas de manufatura africanas têm apagões, em média, 56 dias por ano. Com acesso confiável à energia elétrica 365 dias por ano, as empresas da região subsaariana poderiam evitar perdas de até 20% na receita de vendas, um número relativamente significativo para qualquer negócio.

Por isso há uma necessidade urgente de desenvolver a infraestrutura da energia em toda a África, a fim de proporcionar ao continente um alcance maior e mais confiável da energia e apoiar o crescimento econômico futuro e prosperidade da sociedade africana.

A linha de transmissão queniana de 400kV está apoiando a iniciativa do governo de aproveitar os ricos recursos renováveis do país para impulsionar a economia e responder às necessidades de consumo na capital. Sem linhas de transmissão como estas, o futuro desenvolvimento de fontes eólicas e geotérmicas confiáveis será limitado e o Quênia será forçado a depender das usinas de energia de combustíveis fósseis mais caros da região costeira.

A DNV GL foi selecionada para oferecer consultoria para a linha de transmissão pela Kenya Electricity Transmission Company Limited (KETRACO), uma organização governamental criada para desenvolver a nova infraestrutura de transmissão de energia elétrica de alta tensão, de acordo com o programa de desenvolvimento Kenya Vision 2030 do país. A DNV GL fornece expertise técnica profunda e uma visão crítica para a KETRACO, além de desenvolver a especificação do projeto, supervisionar os trabalhos de construção e fornecer treinamento em gestão de ativos. A DNV GL continuará a apoiar o projeto em toda a fase operacional até o encerramento do exercício financeiro.

O projeto também envolve consultoria para a construção de uma subestação de transmissão de energia no local do projeto Loiyangalani e uma subestação terminal no Suswa. A subestação de Suswa também será conectada às estações geotérmicas de geração de energia Olkaria, subestação Nairóbi Norte, subestação Ngong e subestação Isinya. O desenvolvimento está nos estágios iniciais.

O Dr. John Mativo, Diretor Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da KETRACO, disse: "A melhoria da qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica em todo o Quênia é crucial para o crescimento contínuo da nossa economia. O projeto de linha de transmissão de 400kV desempenha um papel crítico e ajudará a desenvolver um sistema de rede nacional robusto. "A profunda expertise técnica e os serviços de consultoria global líderes da DNV GL são de valor inestimável para o sucesso deste projeto, que está preparando o caminho para o Quênia produzir energia limpa e confiável e transmitir eletricidade para áreas que atualmente não estão sendo atendidas".

David Walker, CEO da DNV GL - Energia, comentou: "A linha de transmissão de 400 kV será uma parte importante da infraestrutura de geração de energia elétrica do país, permitindo que a usina Lake Turkana Wind Power de 300 MW e para as futuras usinas geotérmicas planejadas para proporcionar energia renovável de baixo custo para a nação. Essa linha demonstra o compromisso da África para com o seu desenvolvimento e modernização contínuos. A DNV GL foi escolhida com base no nosso profundo conhecimento técnico, amplas capacidades de serviços e nossa reputação demonstrada com a entrega de conhecimentos técnicos e de negócios objetivos e independentes. O projeto também marca outra expansão significativa do compromisso da DNV GL e envolvimento com a África. Estamos satisfeitos de fortalecer nosso relacionamento no continente e de apoiar o crescimento econômico do Quênia através do fornecimento de infraestrutura de energia".

DNV GL
Impulsionada por seu propósito de proteger a vida, a propriedade e o meio-ambiente, a DNV GL permite que as organizações avancem a segurança e a sustentabilidade dos seus negócios. A DNV GL fornece classificação e garantia técnica, juntamente com software e serviços consultivos de experts independentes para as indústrias marítima, de petróleo e de gás e energia. Ela também oferece serviços de certificação para clientes em uma ampla gama de indústrias. A DNV GL, cuja origem remonta a 1864, opera globalmente em mais de 100 países com seus 16 mil profissionais dedicados a ajudar os seus clientes a tornar o mundo mais seguro, mais inteligente e mais verde.

No Setor de Energia
Na GL DNV unimos os pontos fortes da DNV, KEMA, Garrad Hassan e a Certificação de Renováveis da GL. Os 3.000 experts em energia da DNV GL apoiam os clientes em todo o mundo no fornecimento de uma fonte de energia segura, confiável, eficiente e sustentável. Oferecemos serviços conhecidos mundialmente de teste, certificação e consultoria para a cadeia de valor da energia, incluindo de eficiência de renováveis e de energia. Nossa experiência abrange a geração, transmissão e distribuição de energia eólica, solar e convencional onshore e offshore, redes inteligentes e utilização sustentável da energia, bem como os mercados e os regulamentos de energia. Nossos serviços de testes, certificação e consultoria são entregues independente um do outro.

Saiba mais no www.dnvgl.com/energy

Informação de contacto:



Contato de mídia:
Mona Ghobadi/Marta Kot
EML Wildfire
dnvgl@emlwildfire.com
+44 (0)208 408 8000


DNV GL e KETRACO assinam contrato do projeto de consultoria de energia. 

(Sentados da esquerda para a direita) - Sr. Duncan Macharia, Secretário da Empresa KETRACO; Sr. Joel Kiilu, Diretor Executivo KETRCO; Sr. Dirk Fenske, Vice-Presidente da Região CEMEA, DNV GL - Energia (Em pé da esquerda para a direita). -
Sr. Wessel Bakker, Dirigente dos Departamentos de Planejamento de Sistemas de Energia DNV GL - Consultoria de Energia; Sr. Sliman Abu Amara, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da África DNV GL - Energia