COMO INSPECIONAR COM SEGURANÇA EQUIPAMENTOS EM ÁREA DE RISCO - A FORMA FÁCIL

A inspeção de conformidade de segurança se torna mais fácil com o uso do mais novo smartphone/PDA Android 4.4 de bolso com certificação para Zona 1/Div. 1 da ecom


ASSAMSTADT, GERMANY--(Marketwired - Jun 25, 2015) -  As auditorias e inspeções periódicas dos equipamentos instalados em áreas de risco são necessárias para verificar se o equipamento foi incluído na lista de equipamentos (ou "registro") e para documentar se o equipamento continua "adequado para sua finalidade". Isso garante que os recursos iniciais de proteção contra explosões que existiam quando o equipamento era novo continuam sendo viáveis para evitar uma explosão em caso de vazamento de gás ou nuvem de poeira.

Esse tipo de inspeção, conhecida como "Inspeção EX" e "Inspeção ATEX", envolve a inspeção de equipamentos elétricos, instrumentos e equipamentos mecânicos, entre outros, para assegurar que permaneçam seguros.

Normalmente os inspetores possuem listas de verificação e diagramas impressos para procurar o equipamento que será inspecionado, anotar as inspeções que devem ser realizadas e registrar o resultado das inspeções. Esse método, além de complicado, não é eficaz. Geralmente gera registros imprecisos, resultados de inspeção inconsistentes e grandes atrasos até que seja tomada alguma medida para corrigir os potenciais defeitos e riscos.

De uns tempos para cá, inspetores proativos têm utilizado computadores portáteis para zonas explosivas, substituindo esses papéis, o que aumenta a precisão das inspeções. Isso leva a resultados mais rápidos para as autoridades técnicas e de gestão responsáveis pela segurança do local. Além disso, o uso do RFID combinado com esses dispositivos assegura a presença do inspetor no equipamento e a maior precisão dos resultados da inspeção.

Embora as vantagens dessa abordagem digital sejam evidentes, esses dispositivos normalmente são utilizados como dispositivos de aplicação única, ainda que os usuários requeiram seu uso para várias aplicações. A tela pequena limita a capacidade de exibir diagramas e documentos de certificação quando o inspetor os necessita, principalmente no momento de procurar o equipamento ou na presença do mesmo. A falta de uma câmera integrada exige que o inspetor carregue também uma câmera, caso precise tirar fotos dos defeitos encontrados.

Mas isso chegou ao fim. Com a introdução recente do smartphone Smart-Ex 01® 4G/LTE de bolso da ecom, as inspeções podem ser realizadas de maneira mais rápida e fácil com a tela sensível ao toque e a caneta stylus, mesmo com o uso de luvas em locais frios ou quentes. Adequado para ser utilizado como uma ferramenta de usos múltiplos, o Smart-Ex 01® pode ser usado por indivíduos ou compartilhado com várias equipes, para possibilitar inspeções com maior custo-benefício. Com um processador potente, bateria e muito espaço na memória, o mesmo dispositivo suporta vários software aplicativos que serão usados em diferentes tarefas, como, por exemplo, a realização de uma inspeção e o registro de uma notificação de defeito no SAP ou em um sistema similar.

Caso seja encontrado algum defeito, é possível tirar uma foto do mesmo ou, se houver WiFi ou uma rede celular, é possível transmitir um vídeo ao vivo para especialistas que trabalham de maneira remota, para acelerar o diagnóstico e tomar medidas imediatas.

Graças à tela mais ampla e com melhor resolução, ficou mais fácil ler os diagramas e plantas, com movimentos rápidos e zoom que mostram os detalhes desejados.

Os aplicativos mais comuns do Smart-Ex 01® com certificação Google incluem: auditoria/pesquisa de fábricas, gestão de equipamentos/ferramentas, gestão de inventário de campo, logística da cadeia de abastecimento, turnos de operadores, inspeção/manutenção/conserto, reunião de emergência e verificação de segurança da fábrica.

Os benefícios incluem: menor fadiga e melhor experiência do usuário, registro preciso do equipamento, resultados consistentes de inspeção, que permitem a melhoria contínua, menor risco de não conformidade, maior segurança, diminuição dos custos de capital e operacionais e menor tempo de paralisação.

Para mais informações, acesse o site da ecom: www.ecom-ex.com

Todas as imagens são de propriedade da ecom instruments

Breve perfil da ecom
A ecom instruments é a principal fornecedora de dispositivos móveis para uso em áreas explosivas do mundo, inclusive no setor petroquímico, de produtos químicos, produtos farmacêuticos, produção de petróleo e gás, mineração, energia e ambiental. Há quase 30 anos a ecom estabelece padrões e reúne grande experiência em proteção contra explosões, utilizada no dia a dia de áreas industriais de risco no mundo todo. A ecom instruments oferece grande variedade de soluções inovadoras comprovadas em quatro áreas principais: comunicações, computação móvel, lanternas manuais portáteis e calibragem de medição.

Para mais informações sobre a ecom instruments, acesse www.ecom-ex.com

Informação de contacto:

Contato com a imprensa:
ecom instruments GmbH

Christian Uhl
Vice-presidente de marketing
Fone: +49 (0) 6294 4224 0
Fax: +49 (0) 6294 4224 100
E-mail: christian.uhl@ecom-ex.com
Internet: http://www.ecom-ex.com

harvard - good relations group GmbH

Tobias Frühauf
Gerente de contas
+49 (0)89 / 53 29 57 34
tobias.fruehauf@harvard.de
www.harvard.de

SAFELY INSPECTING HAZARDOUS AREA EQUIPMENT - THE EASY WAY SAFELY INSPECTING HAZARDOUS AREA EQUIPMENT - THE EASY WAY