Avalara expande sua operação no Brasil


SEATTLE, WA--(Marketwired - Sep 27, 2016) - A Avalara, Inc., fornecedora global líder em soluções de automação fiscal na nuvem, anuncia a expansão das suas operações e iniciativas estratégicas no Brasil. Por meio de aquisições e crescimento orgânico, a empresa está ampliando sua oferta de produtos, tornando-se o primeiro provedor completo de soluções para gestão fiscal no modelo SaaS e que cobre todos os requisitos de conformidade de impostos para qualquer tamanho de empresa que opere com negócios no Brasil.

O interesse da Avalara em incrementar seu portfólio no Brasil está relacionado às características locais em relação ao cumprimento das obrigações fiscais, que são reconhecidas como as mais complexas do mundo. De acordo com um relatório da PricewaterhouseCoopers, o encargo anual no cumprimento das obrigações fiscais de quem faz negócios no Brasil é de aproximadamente 2, 6 mil horas, o que significa mais de oito vezes do tempo dedicado nos Estados Unidos ou na União Europeia. As regras de tributação no Brasil envolvem diversos impostos, inúmeras jurisdições tributárias e diversas autoridades, além das constantes mudanças nas taxas, regras e outros requisitos.

Além disso, as empresas no Brasil são obrigadas a reportar seus registros digitais de cada transação para os sistemas do governo e órgãos oficiais, como a Receita Federal do Brasil (RFB). O processo para relatar esta informação é reconhecido como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Em virtude deste cenário, a expansão da Avalara no País visa apoiar as empresas brasileiras e internacionais que fazem negócios no Brasil no cumprimento dessas obrigações fiscais.

"Enxergamos como promissora a ampliação de nossa presença no Brasil, que é considerada a maior economia da América Latina e a nona do mundo", comenta Scott McFarlane, co-fundador da Avalara e diretor executivo. "A notícia de hoje confirma nosso compromisso com a expansão global em uma das dez principais economias do mundo e num mercado que detém uma enorme necessidade não atendida. Temos agora uma excelente equipe de liderança local e estamos ansiosos para servir as milhares de empresas que fazem negócios no Brasil, ajudando-as a automatizar as atividades de cumprimento das obrigações fiscais", comenta o executivo.

A Avalara nomeou Rodrigo Zerlotti como gerente geral da América Latina e Carlos Kazuo Tomomitsu como gerente geral do Brasil. Zerlotti tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia e no universo fiscal, o que inclui 15 anos como fundador e CEO da SuitePlus, responsável pela localização do ERP da NetSuite no Brasil. O executivo também foi fundador da Rezolve, empresa nacional de tecnologia em nuvem e, nos EUA, ocupou cargos seniores de tecnologia na Universidade do Texas, em Austin, assim como na Radian Internacional e em outras startups de TI sediadas em Austin. Zerlotti vai liderar a expansão da Avalara na América Latina.

Kazuo, como é reconhecido no mercado, tem mais de 30 anos de experiência em finanças e em automação fiscal. Antes de fundar a sua própria empresa de tecnologia de imposto, a KeepTrue, o executivo liderou a divisão de aplicações de negócios da Sonda IT, um dos maiores integradores de sistemas do Brasil, dirigiu o primeiro projeto de localização SAP no Brasil. Kazuo vai comandar a Avalara no Brasil, o que envolve produtos, marketing, vendas e atividades de apoio para uma base crescente de mais de 400 clientes.

A Avalara no Brasil passa a oferecer uma plataforma de software baseada em nuvem e serviços profissionais para melhorar a governança, minimizar o risco fiscal, automatizar as operações fiscais e garantir o cumprimento correto das obrigatoriedades no Brasil. A Avalara Brasil une soluções para cálculo transacional de impostos, geração de documentos eletrônicos, conteúdo fiscal, auditoria, monitoramento e conformidade de obrigações fiscais acessórias, intercâmbio eletrônico de dados (EDI), ferramentas de verificação na comunicação eletrônica às autoridades fiscais brasileiras (SPED) e business process outsourcing (BPO).

O portfolio atual adquirido pela Avalara é nativo de empresas como SPL Fiscal, KeepTrue e TaxVision, que se unem à solução da SuitePlus de motor de cálculo de impostos, tecnologia adquirida em 2015 pela Avalara. Juntas, as soluções formam uma oferta abrangente para atender uma gama de requisitos de conformidade de impostos do mercado brasileiro e serão integradas à plataforma global Compliance Cloud™ da Avalara.

Sobre Avalara
A Avalara ajuda as empresas de todos os tamanhos a cumprirem suas obrigações fiscais relacionadas a impostos transacionais, incluindo o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), impostos sobre vendas e serviços, consumo, comunicações e outros tipos de taxas. A companhia entrega soluções completas, automatizadas e na plataforma de nuvem, tornando o acesso à tecnologia de forma rápida, exata e fácil de usar. A plataforma Compliance Cloud™ da Avalara ajuda seus clientes a administrarem com eficiência suas obrigações fiscais complexas, que são exigidas pelas autoridades fiscais de todo o mundo.

A Avalara oferece mais de 500 conectores pré-configurados para contabilidade, ERP, e-commerce e outras aplicações de negócios. Todo ano a companhia processa bilhões de transações de impostos indiretos para seus clientes e usuários, arquiva centenas de milhares de documentos de cumprimento fiscal, administra milhões de certificados de isenção e outros documentos relacionados a tributos.

A Avalara é uma companhia privada e que inclui investidores de capital de risco  como Sageview Capital, Battery Ventures, Warburg Pincus, Technology Crossover Ventures, Arthur Ventures e outros investidores institucionais e individuais. A sede da Avalara fica em Seattle, WA, mas a companhia mantém escritórios espalhados pelos Estados Unidos, além de manter operações locais no Reino Unido, Bélgica, Índia e Brasil.

Mais informações: https://www.avalara.com/

Informação de contacto:

Sheri Renner
Director of Corporate Communications
sheri.renner@avalara.com