O Desempenho do Setor de Energia Continua sendo limitado devido as Ineficiências no Monitoramento de Transformadores de Potência - Vaisala


O Desempenho do Setor de Energia Continua sendo limitado devido as Ineficiências no Monitoramento de Transformadores de Potência - Vaisala

Será crucial para a luta contra o alto custo no orçamento de manutenção de longo prazo e o aumento da confiabilidade no desempenho de ativos,  a eliminação de alarmes falsos e o aumento  na confiabilidade do monitoramento da análise de gases dissolvidos no óleo (DGA)

Geralmente são usados métodos avançados de análise de gases dissolvidos no óleo (DGA) para avaliar grandes transformadores de potência no setor internacional de geração e transmissão de energia elétrica. Apesar disso, ainda há espaço para melhorias em relação a sua confiabilidade e rentabilidade.

A Vaisala, líder mundial em medições industriais e ambientais, destacou que alarmes falsos nos sistemas de DGA in-situ e erros durante as inspeções de rotina do óleo continuam criando desafios para os proprietários das instalações. Alguns serviços podem resolver esses problemas com um sólido monitoramento das condições em tempo real, o que ajuda a reduzir os custos de manutenção e a aumentar a confiabilidade da rede e o desempenho financeiro.

Redução da Probabilidade de Erro

O rombo financeiro causado por falhas nos transformadores já é conhecido no setor. Um serviço de manutenção completo custa mais de € 100 mil, e a substituição de um transformador pode custar até € 4 milhões. A perda de produção associada a esses custos pode aumentar ainda mais os números.

Por causa disso, o monitoramento on-line da análise de gases dissolvidos no óleo (DGA) para frotas de transformadores antigos está se tornando uma prática padrão no mercado. Com ele, é possível diagnosticar e reduzir, de maneira proativa, o desenvolvimento de falhas antes que elas provoquem um tempo de inatividade dispendioso. Ainda assim, é extremamente importante agilizar os procedimentos de monitoramento e reduzir a probabilidade de erros.

Alarmes falsos de monitores de DGA in-situ interferem nas agendas de serviço de manutenção e geram custos inesperados. Além disso, a necessidade de validar os dados in-situ, por meio da extração de amostras do óleo, para avaliação em laboratório aumenta a complexidade e a duração do processo de testes.

Juntos, esses fatores destacam a necessidade cada vez maior de um monitor de DGA confiável que não só possibilite o acesso on-line 24 horas, em tempo real, aos dados cruciais de desempenho, mas que também elimine alarmes falsos e corte possíveis erros. O monitor de DGA para transformadores Optimus (TM) da Vaisala, introduzido no mercado sul-americano no CIGRE 2016 Brasil, foi criado especialmente para cumprir esse requisito.
 

Monitoramento em Tempo real Totalmente Confiável

O resistente monitor de DGA plug-and-play Optimus (TM) pode ser instalado em menos de duas horas e usa a extração parcial a vácuo de gás para oferecer uma amostra que representa todos os gases dissolvidos no óleo do transformador. As leituras feitas pelo sensor infravermelho embutido não são afetadas pela temperatura, pressão ou tipo do óleo, e o sistema se autocalibra regularmente, oferecendo dados totalmente confiáveis e consistentes. Esses dados são disponibilizados por uma interface on-line que permite analisar, em tempo real, o desempenho do transformador com confiança, de modo contínuo e sem alarmes falsos.

 "Em um futuro não muito distante, os monitores de DGA on-line serão implementados como  equipamentos padrão em todos os transformadores grandes", afirmou o Dr. Michel Duval, líder renomado na área de DGA, ao falar com a Vaisala sobre os procedimentos de monitoramento de transformadores. Desde 1997, Dr. Duval tem sido o presidente de vários grupos de trabalho sobre DGA da CIGRE. "Isso abrirá as portas para o monitoramento automatizado da rede e, no final, para o desenvolvimento de redes inteligentes com tomada de decisão assistida por computador", continuou.

"Particularmente, acredito que a extração de gás a vácuo é a melhor forma de separar para análise os gases do óleo do transformador, e a que dá resultados mais confiáveis", declarou Michel Duval.

"Um monitoramento rigoroso das condições por DGA é a única forma proativa de manter controle sobre o desempenho do transformador, principalmente com os transformadores operacionais que se  tornam obsoletos", afirmou Juhani Lehto, gerente de produtos da Vaisala. "Entretanto, os dados coletados devem ser confiáveis, se quisermos detectar todas as possíveis falhas com antecedência ou decidir com segurança se vale a pena enviar ao local uma equipe de inspeção e manutenção".

O monitor de DGA para transformadores Optimus (TM) da Vaisala estará em exibição no VIII WORKSPOT, em Recife, Brasil, entre os dias 20-23 de Novembro no estande 14. Você está convidado a conhecer nossos especialistas neste evento!

 

Mais informações

Rejane Smith - Gerente de Vendas, Vaisala
Tel. 0800 891 7392
rejane.smith@vaisala.com 

Visite www.vaisala.com/optimus para assistir a uma animação informativa sobre a tecnologia utilizada.

Para a indústria de geração e transmissão de energia elétrica, a Vaisala oferece equipamentos de medição exclusivos para o monitoramento on-line de óleos isolantes para transformadores. Nossas soluções confiáveis se baseiam no planejamento e na otimização da manutenção preventiva de transformadores de potência, ajudando a prolongar sua vida útil e a reduzir o risco de quedas inesperadas e dispendiosas.